Brasil,

Liberdade no seguro significa a perda do poder sobre as pessoas?

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Ganoune Diop, Ph.D.,Secretário Geral da IRLA, aplicou um discurso forte, que eu vou reproduzir aqui, no meu sentimento de que o mercado de seguros precisa entender o significado da palavra Liberdade, nos parâmetros além do que se comprometeu até aqui.

Liberdade, uma complexidade inerente

"A liberdade é considerada a ideia mais complexa da história da filosofia ou da história das ideias. A liberdade também é difícil de ser totalmente abraçada por causa de suas implicações. Em termos práticos, a liberdade é difícil até de ser aceita. [...]Porque ela significa perda de poder sobre as pessoas. A maioria das tragédias da experiência humana está ligada ao desejo de dominação, subjugação, submissão e instrumentalização de outros, privando-os assim de sua liberdade. (grifei)

A perda do poder sobre as pessoas consolida exatamente uma sociedade mais justa e recheada de valores morais. Realmente, ha um conflito excedente sobre essa superfície intangível da perda da liberdade, por agora.

As sociedades onde imperam a democracia e a liberdade com responsabilidade podem desfrutar de condições de liberdade. Basta notar os países de nosso continente, que contrariam a ideia de Liberdade. Por isso o crescente IDH em países com maior liberdade de consciência e trabalho. Isto porque, segundo o mesmo autor, nenhuma pessoa deve ser a consciência de outra pessoa.

Nisto, há princípios a serem seguidos:

1. Um princípio político (consentimento de quem é governado, governo com limites, estado de direito, democracia e governo representativo).
  2. Uma disposição legal de direito internacional, consagrada na DUDH, União Europeia, União Africana, OEA e nas constituições nacionais.
  3. Uma liberdade composta. Pressupõe liberdade de pensamento, de consciência, de escolha, de expressão, de associação e de reunião.
  4. É um sinal de nossa humanidade, não só de racionalidade, mas também de nossa dimensão ética.
  5. Um símbolo de nossa interconexão, por causa do que temos em comum, não apenas a conscientização, mas também a consciência humana.

Ele diz mais, e aqui quero me deter: "No espaço público, existem poderes globais competindo pela hegemonia, dominação e controle dos recursos".

A visão do autor leva em consideração o espaço público. Ele denota que a competição por hegemonia existe onde falta a liberdade e a justiça. Ele fala em dominação e controle de recursos.

Por isso, para se emoldurar o quadro da liberdade em nossa indústria, precisamos ficar atentos a nossa dinâmica de enxergar a Liberdade humana. E, evidentemente, que a Liberdade exige a perda de poder de domínio sobre as outras pessoas.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: