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Capitalização: mercado em expansão vê disputa por liderança esquentar

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Nelson de Souza: “Vivemos um tempo de abertura de caminhos, de celebração de parcerias, diversificação do portfólio e ampliação do nosso público, em sintonia com as possibilidades abertas pelo marco regulatório da capitalização e pelo gosto do brasileiro em apostar na sorte” Nelson de Souza: “Vivemos um tempo de abertura de caminhos, de celebração de parcerias, diversificação do portfólio e ampliação do nosso público, em sintonia com as possibilidades abertas pelo marco regulatório da capitalização e pelo gosto do brasileiro em apostar na sorte”

Em fevereiro, enquanto o setor registrou 12,8% de crescimento, a Brasilcap superou em arrecadação a atual líder, Bradesco; juntas, as duas empresas representam 44,7% do mercado nacional

Há 93 anos no país, o mercado de capitalização é um dos segmentos mais longevos da economia nacional e que segue mostrando capacidade de se renovar mesmo em períodos de crise. De acordo com a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), em fevereiro o mercado arrecadou R$ 4,2 bilhões, alta de 12,8% no acumulado anual na comparação com igual período de 2021. Já as reservas técnicas totalizaram R$ 33,5 bilhões, alta de 3,2%. A expectativa para o ano é aumentar em dois dígitos a receita.

Em fevereiro, após quatro anos, a Brasilcap obteve o maior faturamento mensal do mercado de capitalização

Outro fato registrado em fevereiro reforçou a percepção de que a capitalização vive um de seus melhores momentos. Após cerca de quatro anos, a Brasilcap voltou a ocupar o primeiro lugar nas vendas de títulos, chegando a R$ 542 milhões em receita nesse mês, enquanto o resultado da Bradesco Capitalização foi de R$ 500 milhões e o do Santander (3º colocado), R$ 313 milhões. Na comparação, a Brasilcap faturou 42 milhões a mais que a Bradesco e 229 milhões a mais que Santander. Em relação aos resgates efetuados, os resultados foram: Santander, R$ 194 milhões; Brasilcap, R$ 310 milhões, e Bradesco, R$ 415 milhões.

A disputa entre os dois líderes do segmento deve seguir aberta pelos próximos meses. Juntas, as duas empresas representam atualmente 44,7% do mercado nacional.

A resiliência deste segmento pode ser explicada pela perspectiva lúdica de concorrer a sorteios de prêmios, aliada à possibilidade de desenvolver o hábito de economizar, uma vez que ao final do período de vigência do título - que pode variar de um a três anos -- o consumidor recebe de volta o seu dinheiro, atualizado pela TR (Taxa Referencial).

Mas desde 2018 o consumidor ganhou novos motivos para adquirir um título de capitalização. A circular 569/2018 da Susep (Superintendência de Seguros Privados) trouxe outras possibilidades de promover negócio e atrair clientes. Entre as principais mudanças regulatórias trazidas pela normativa está a criação do “instrumento de garantia”. Pelas regras, a nova modalidade permitiu que um título de capitalização passasse a ser utilizado tanto para amparar e proteger contratos e linhas de crédito, quanto como garantia na locação de imóveis. Em quatro anos, o Instrumento de Garantia já responde por 12% da receita do setor de capitalização.

Coincidência ou não, um dos produtos da Brasilcap que apresentou melhor resultado foi o Cap Fiador, garantia que substitui a figura do fiador e oferece assessoria jurídica e serviços como chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro, além da chance de ganhar prêmios. Com expansão de 33,8%, o Cap Fiador obteve um dos melhores resultados da companhia em 2021, com a comercialização de 7.042 cauções, contra 4.972 no ano anterior, alta de 43% (cada caução pode conter mais de um título de capitalização, variando de acordo com o contrato de aluguel). O volume total passou de R$ 150,4 milhões, em 2020, para R$ 201,3 milhões no ano seguinte.

Segundo o presidente da Brasilcap, Nelson de Souza, este e outros exemplos fazem parte do plano de retomada da liderança traçado desde sua chegada à companhia, em outubro passado. “Vivemos um tempo de abertura de caminhos, de celebração de parcerias, diversificação do portfólio e ampliação do nosso público, em sintonia com as possibilidades abertas pelo marco regulatório da capitalização e pelo gosto do brasileiro em apostar na sorte. Para nós, é o momento de firmar a nossa marca como referência em inovação, criatividade e capilaridade nacional”, afirma Souza, que começou no mundo do trabalho como menor auxiliar do Banco do Brasil. Tempos depois, fez carreira no setor financeiro, presidindo empresas como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste, até, finalmente, voltar ao ambiente de seu primeiro emprego e assumir a liderança da empresa de capitalização da BB Seguros.

Entre as últimas ações dentro da estratégia de reconquista do primeiro lugar pela Brasilcap está o lançamento de um novo título de capitalização em parceria com os Correios. O acordo com o maior operador logístico do Brasil permitirá colocar em prática os pontos principais do plano da companhia: ampliação do faturamento, aumento da base de clientes e renovação do portfólio.


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