Sociedade 5.0 é tendência no mercado imobiliário brasileiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Andrade

Crédito: Antonio Gravante Crédito: Antonio Gravante

Pandemia intensificou avanços tecnológicos que beneficiam o bem-estar e promovem a sustentabilidade. Mercado imobiliário tem seguido essa tendência e empreendimentos estão cada vez mais conectados.

A pandemia proporcionou avanços tecnológicos e de comportamento que, em tempos normais, levariam décadas para serem atingidos. Até mesmo o Japão, berço da inovação mundial, se deparou com falta de equipamentos em sala de aula e deficiência na profissionalização dos professores para poder proporcionar um mundo 100% digital de alfabetização. Quando o desastre global da Covid-19 se alastrou, ficou claro que o país não estava em dia com as novas tecnologias. A partir dos desafios impostos pela pandemia, a Terra do Sol Nascente criou um novo conceito: a Sociedade 5.0.

Definida como um novo modelo social na era pós-covid 19, a Sociedade 5.0 é uma iniciativa público-privada do Japão que chega como uma evolução de iniciativas lançadas em outros países - como a “Indústria 4.0”, originada na Alemanha. O principal foco da Sociedade 5.0 é criar um capitalismo sustentável no qual a transformação digital seja uma ferramenta para aumentar a qualidade de vida das pessoas, deixando-as mais felizes e confortáveis.

“A pandemia de Covid-19 impulsionou ainda mais atividades remotas, como trabalho e escola, tornando indispensável a conectividade. E em função das novas rotinas domésticas, as pessoas também passaram a exigir soluções que simplificassem suas tarefas diárias, dando mais tempo de qualidade à família. Uma sociedade inteligente que coloca o ser humano no centro e, ao mesmo tempo, busca soluções para problemas futuros como a sustentabilidade”, explica o CEO da PZ Empreendimentos, Filipe Pitz, construtora de Santa Catarina reconhecida pelo design biofílico de sua arquitetura.

Seguindo a tendência mundial, o mercado imobiliário tem, cada vez mais, lançado empreendimentos com soluções tecnológicas que buscam proporcionar maior qualidade de vida às pessoas, como o big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial. Além de resolver problemas atuais, a sociedade 5.0 também tem como objetivo antecipar problemas futuros, como maior demanda por energia e alimentos.

“Ao contrário do conceito de Industria. 4.0 que visava a automação industrial, a Sociedade 5.0 chega para integrar a tecnologia no cotidiano das pessoas, facilitando o dia o dia e proporcionando melhor uso dos recursos naturais. Soluções como programação de eletrodomésticos por meio de aplicativos instalados em smartphones e placas fotovoltaicas para utilização da energia solar, são alguns exemplos”, explica Filipe Pitz.

Sociedade 5.0 na construção civil

Incentivar a escolha por meios de transportes híbridos ou totalmente elétricos, que causam menor impacto ao meio ambiente, é também reflexo da Sociedade 5.0. Com objetivo de preservar os recursos naturais, a PZ Empreendimentos busca estimular o uso de carros elétricos e o compartilhamento de bicicletas.

“Não se trata apenas de inclusão tecnológica no dia a dia das pessoas. Também estamos falando do nosso propósito e olhar para o futuro. Queremos estimular soluções sustentáveis e que, ao mesmo tempo, facilitem a vida das pessoas”, comenta o CEO da PZ, que vai utilizar conceitos da Sociedade 5.0 em seu mais novo empreendimento, o Parque Camboriú, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2022. Além de soluções tecnológicas, os edifícios também trarão design para a otimização de recursos naturais e a arquitetura biofílica, conceito que propõe a integração dos seres humanos com a natureza.

Outra intenção da empresa é compilar os dados em aplicativo próprio, seguindo conceito de big data, para entender necessidades de uso e perfil dos moradores. “O conjunto de dados próprios, o big data, vai nos permitir criar soluções com foco nas necessidades humanas. É ideal para o planejamento do condomínio e seus inúmeros serviços, no qual o ambiente digital se integra de maneira harmônica com o mundo físico. Além disso, com esses registros, conseguiremos também ir além em termos de soluções para otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo”, avalia.

Sobre a PZ Empreendimentos

A PZ Empreendimentos é uma empresa ESG - Environmental, Social and Governance (Meio ambiente, Social e Governança) que se preocupa com a forma como os resíduos são tratados, o consumo de energia e prevenção de riscos ambientais; com questões de direitos humanos e integração com a comunidade local; e segue o modelo de governança que protege os investimentos feitos pelos acionistas, foca em transparência, no conselho fiscal e na conduta corporativa. Em janeiro de 2021, entregou o PZ Ecomall, primeiro mall gastronômico sustentável de Santa Catarina, localizado em Balneário Camboriú (SC) que une lazer, gastronomia e arte. Até o final do ano de 2022, irá apresentar o primeiro edifício residencial da incorporadora na cidade de Camboriú, SC.