5 formas de monetizar seu marketplace
Por Raphael Mello*
O mundo dos marketplaces, ou das vitrines virtuais, está extremamente presente no dia a dia do consumidor. De acordo com uma pesquisa da Mastercard, divulgada em outubro do ano passado, o número de empresas que migraram para o on-line no ano de início da pandemia foi 208% maior do que no ano anterior.
Com os diversos benefícios estratégicos proporcionados pelos marketplaces, é possível vermos gigantes tomando o mercado e tornando o ambiente ainda mais competitivo. Com isso, para aqueles que desejam ocupar espaço nesse nicho, é necessário planejar as melhores formas de monetizar o seu próprio negócio.
É interessante ressaltar que, além das maneiras apresentadas aqui, ainda há a possibilidade de adoção de um modelo híbrido, que combina dois ou mais modelos de monetização. O melhor vai depender do produto e dos resultados desejados pelos vendedores e plataformas. Conheça, a seguir, 5 formas de monetizar seu marketplace:
Comissão
Neste primeiro modo, a plataforma de marketplace recebe uma porcentagem das transações realizadas em compras. Os modelos que mais se adequam a esse tipo de monetização são os de serviços e de aluguel (como Uber e Airbnb), que recebem uma taxa de cada compra feita pela plataforma.
Logística
Sabemos que a logística é parte fundamental da experiência do consumidor. Oferecer o serviço logístico da empresa para os vendedores de sua plataforma é uma forma de oferecer um atendimento de qualidade e de monetizar o seu marketplace por meio desse setor.
Receita financeira
Neste modelo, o intuito é oferecer uma solução para que o parceiro do marketplace consiga investir ainda mais em seu próprio negócio. Por meio do oferecimento de crédito disponibilizado pela plataforma, é possível proporcionar uma melhora nos negócios dos vendedores e garantir o pagamento das parcelas durante o repasse das comissões.
Mídia patrocinada
Por meio do modelo de mídia patrocinada, a plataforma vai ter acesso à visualização dos usuários. Anúncios antes de vídeos e séries e nas redes sociais, em que produtos são veiculados para públicos pré-definidos, já analisando gênero, idade, localização e mais, servem para todos os modelos de marketplace e dão uma visibilidade maior para a plataforma.
Assinatura
Por fim, ainda há o modelo de assinatura. Nesse modo, os usuários são incentivados a pagar por versões mais completas de aplicativos e ter mais ferramentas de determinado serviço. Como exemplo, o modelo de negócio de muitos streamings, que oferecem suas versões “premium”.
*Raphael é CEO da LTM, empresa integrante da holding Vertem.
Sobre o Grupo Vertem e a LTM
A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de forma integrada e funcional.
A LTM é líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell, Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao consumidor final.
Possui um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade. Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário