Brasil,

O poder da foto na hora de vender um produto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Vieira
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Por Julia Bohatch Batista*

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Esse conceito pode ser aplicado nas mais diversas situações e por essa razão, vem sendo cada vez mais utilizado na área comercial. No momento de vender produtos, uma boa foto é capaz de chamar a atenção, conquistar o público-alvo e o levar a consumir. Muito mais do que ler sobre o que se está comprando, ver pode ser o grande diferencial. A foto é a primeira impressão que fica quando o produto não está em gôndolas e é visto em uma loja on-line.

Considero a luz uma das coisas mais importantes para conseguir uma boa foto. Ter uma iluminação de qualidade aliada ao capricho do cenário, trazendo elementos naturais que permitem contrastes de cores, costuma garantir resultados ricos. Também é essencial gerar identificação e proporcionar sensações.

Existem alguns aspectos que costumam atrair as pessoas em fotos de produtos, como as cores utilizadas. A cor é um dos principais fatores com potencial de fazer com que a foto consiga se destacar. Além disso, a disposição dos elementos também é muito importante, pois é necessário evidenciar a posição do produto como protagonista da imagem, trazendo os demais elementos como complementos.

Todo esse conjunto na foto pode ser capaz de atrair o público a conhecer o produto. É por isso que quando tiramos fotos com fundo branco, a embalagem deve ter grande força para conseguir encantar. A imagem vai transportar a pessoa para o universo que o produto quer representar. Pode ser uma foto em estilo ambientado ou com cenário caseiro, o essencial é refletir a experiência de consumir esse produto. A foto da embalagem vai dizer qual é o tom do produto e qual é a linguagem da marca.

Um ponto importante que também devemos levar em consideração é o cuidado em relação aos canais onde serão compartilhadas as fotos. Em redes sociais, como o Instagram, as fotos personalizadas e mais humanizadas tendem a gerar mais engajamento entre consumidores e potenciais clientes. No entanto, isso não se aplica às imagens dos produtos nos canais de vendas ou site, que devem seguir outro conceito.

Para produzir as fotos aqui na Begin, trabalhamos com fotógrafos profissionais, tentando trazer, por meio das imagens em estilo ambientado e explorando a natureza de verdade, sensações que inspirem as pessoas a querer vivenciar a experiência em suas casas. É por isso que eu acredito que a melhor estratégia para uma campanha de fotos está em gerar identificação do público com as imagens.

Por exemplo, em uma campanha de verão, é preciso trazer elementos que remetem a essa vibe, como um cenário de areia, colocar óculos de sol, mostrar a lata suada, entre outros. O consumidor precisa entender a mensagem que a campanha está tentando passar. A imagem vai transmitir uma mensagem sem o uso de palavras, que a embalagem não diz por si só, então preciso transportar a experiência em um cenário, fazer com que a pessoa se identifique. Queremos gerar uma conexão.

*Julia Bohatch Batista é cofundadora e diretora de Comunicação & Marketing da Begin, foodtech que tem o propósito de unir alimentos e bebidas e transformá-los em novas experiências para o paladar. Julia, que acumula experiência em agências de publicidade, atuou como Gerente de Contas na célula de varejo da i-Cherry, do Grupo WPP, focada em marketing digital.

Em 2018, ao lado do noivo João Fogarolli, fundou a Begin. Desde então, a cofundadora tem colocado em prática na foodtech todo o aprendizado acadêmico e de mercado em estratégias de marketing digital. Julia é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo, em Curitiba (PR) e pela Universitat Jaume I (Castellón de La Plana) na Espanha. Durante a vida acadêmica se interessou pela área de trilha sonora na publicidade.

Com o intuito de se aprofundar, principalmente, em sonoplastia e estudos sobre o som, cursou mestrado na Universidade do Minho, em Portugal. Já em 2021, tornou-se mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição, com a tese: O som na publicidade com discurso de causas sociais: sensibilização, emoção e persuasão. Atualmente, Julia busca direcionar e aplicar uma comunicação humanizada para a Begin.


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