Brasil,

81% dos trabalhadores brasileiros consideram a experiência de voltar ao trabalho presencial boa ou melhor que o esperado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kamyla Tolentino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa realizada pela Sodexo em nove países, incluindo o Brasil, mostra que os trabalhadores ao voltarem para escritório estão mais exigentes com relação à limpeza e alimentação.

A pandemia completa pouco mais de dois anos no País, e hoje com o aumento da vacinação e estabilização dos casos da Covid-19, muitas empresas já fazem adaptações na forma de trabalho de seus colaboradores. Algumas optam por manter a jornada 100% remota, outras oferecem a opção híbrida, ou então, realizam ajustes para que os funcionários possam voltar ao trabalho totalmente presencial.

Da grande parcela que voltou aos escritórios, seja de forma parcial ou total, 81% dos trabalhadores consideram a experiência boa ou melhor do que o esperado. Os dados são do recorte Brasil da pesquisa realizada pela Sodexo e conduzida pela Harris Interactive em nove países.

Em território brasileiro, o levantamento mostrou que os colaboradores esperam padrões de segurança e higiene mais elevados. 98% dos respondentes aguardam desinfecção de áreas comuns várias vezes ao dia, 78% destacam ainda a qualidade do ar como condição importante para o retorno e 57% esperam que seja melhor do que antes. Além disso, 97% das pessoas consideram necessário disponibilizar opções que contribuem para maior segurança e saúde das pessoas como o dispenser de álcool gel na entrada dos ambientes.

No quesito alimentação no trabalho, os funcionários esperam das empresas variedade, com opções acessíveis nos restaurantes, delivery, ingredientes locais e de boa qualidade. Quando questionados sobre quais as medidas importantes para que se sentissem seguros ao almoçar no trabalho, 98% responderam que esperam a sanitização das superfícies como mesas e cadeiras e o distanciamento social com espaçamento. A mesma porcentagem também considera importante manter os equipamentos de copa e máquinas de café limpos a cada uso. A utilização de dispenser de álcool gel em restaurantes também foi citada como essencial por 97% dos entrevistados e 96% gostariam de ter talheres embrulhados e alimentos não expostos no buffet.

“Algumas empresas já retornaram, outras ainda estão no processo, mas o que se criou foi uma grande expectativa quanto ao sentimento do colaborador ao regresso para o escritório. Aquela incerteza do que encontrar, diante dessa montanha russa de sentimentos e emoções que a pandemia nos trouxe. O resultado foi além daquilo que imaginávamos, a grande maioria dos que voltaram está satisfeita, mesmo apresentando novas preocupações com limpeza e alimentação”, comenta Tomaz Henrique Peeters, diretor de Marketing, Estratégia e Relacionamento com Clientes de Serviços Corporativos da Sodexo On-site Brasil.

O executivo avalia que os números mostram essa mudança de comportamento dos brasileiros e, o que muitas vezes passava desapercebido, agora se tornar essencial. “As empresas precisam estar atentas a isso. Os serviços de facilities como sanitização constante dos ambientes e limpeza do ar-condicionado, cresceram muito no mercado e devem estar cada vez mais integrados com outras áreas estratégicas como RH e TI, por exemplo, pois passam a ser um viabilizador de toda a estratégia de retorno aos escritórios”, conclui Tomaz.

Confira a pesquisa na íntegra clicando neste link.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Brazil Focus foi encomendada pela Sodexo, líder em serviços de qualidade de vida, e conduzida pela Harris Interactive em nove países: EUA, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Austrália, Alemanha, China e Brasil. Ao total, foram entrevistadas 4.800 pessoas.

Brasil

Foram entrevistados 600 adultos inseridos no mercado trabalho local em junho de 2021. Os resultados trazem aprendizados que indicam comportamento social e respostas às demandas atuais da sociedade.

SOBRE O GRUPO SODEXO

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha (França), a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas, fator essencial para o desempenho de indivíduos e organizações. Presente em 56 países, a Sodexo atende mais de 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de soluções On-site, serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. São mais de 100 tipos de serviços para proporcionar aos clientes ofertas integradas e inovadoras desenvolvidas ao longo dos seus 55 anos de experiência, que vão desde restaurantes corporativos, cafeterias, serviços de limpeza e higienização, recepção, manutenção, gestão de áreas verdes, cartões de benefícios e programas que promovem o engajamento de colaboradores (por meio de soluções que simplificam, otimizam e melhoram a gestão de despesas e trazem mobilidade ao negócio), até assistência residencial, cuidados com idosos e crianças e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e engajar a participação de seus mais de 412 mil colaboradores em todo o mundo.

*A Sodexo está incluída nos índices CAC Next 20 (20 empresas cujo valor de mercado as classificam para estarem após as 40 empresas que compõem o CAC 40 da Euronext Paris) e CAC 40 ESG (lista as 40 companhias que demonstram as melhores práticas de ESG da Euronext Paris), no FTSE4Good (índices éticos do mercado de ações que medem o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança) e no Dow Jones Sustainability Indices (índice de sustentabilidade que acompanha o desempenho das empresas líderes mundiais em termos de critérios econômicos, ambientais e sociais).

Sobre Sodexo On-site Brasil

Com 55 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

https://www.linkedin.com/company/sodexo/

https://web.facebook.com/sodexoservicos

https://www.instagram.com/sodexoservicos/

Destaques Sodexo On-site Brasil

Opera em mais de 2.000 sites (pontos de serviços) em todo o país;

Mais de 44 mil colaboradores;

1,5 milhão de consumidores servidos diariamente;

Líder em seu setor no índice Dow Jones de sustentabilidade pelo 17° ano consecutivo;

Incluída pelo 13º ano consecutivo no Anuário de Sustentabilidade 2020 da RobecoSAM:

Signatária do Pacto Global da ONU desde 2015.

Principais Conquistas

▪ Quatorze vezes eleita como a empresa mais lembrada na categoria Serviços de Alimentação Coletiva pelo Top of Mind RH;

▪ Premiada oito vezes no Top Hospitalar e cinco vezes entre os 100 Mais Influentes da Saúde;

▪ Vencedora sete vezes no prêmio Top Educação;

▪ Por dois anos consecutivos, é uma das 100 Mais Influentes da Energia;

▪ Reconhecida pelo WEP’s (Women’s Empowerment Principles) Brasil em 2021, na categoria diamante, em 2019 e 2020, na categoria ouro e em 2016, na categoria bronze;

▪ Certificada pelo GEEIS 2018 e 2020 – Gender Equality European & International Standard – nível três (de cinco) – que reconhece a equidade de gênero em organizações ao redor do mundo;

▪ Também faz parte do fórum de empresas e direitos LGBT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar