Brasil,

Sanções aplicadas por causa da guerra aumentam procura das empresas por due diligence

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Compliance Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Preocupação é evitar que companhias sejam responsabilizadas criminalmente por desobedecerem a bloqueios aprovados contra negócios feitos com a Rússia

Além de toda a tragédia humanitária, a guerra no Leste Europeu trouxe uma preocupação adicional para os departamentos jurídicos das empresas em todo o mundo: evitar punições por desobedecerem às pesadas sanções internacionais impostas sobre o mundo dos negócios na Rússia. Dessa forma, desde os primeiros dias da invasão da Ucrânia pela Rússia, muitas companhias em todo o mundo passaram a buscar formas de ampliar suas estruturas e fortalecer as estratégias de Due Dilligence.

O CEO da plataforma de compliance Kronoos, Alexandre Pegoraro, afirma ter detectado um aumento na busca por dossiês globais de compliance e due dilligence na companhia em 2022. Segundo ele, durante os quatro primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 40% nas solicitações deste tipo

Os especialistas do Gartner para assuntos ligados ao mundo jurídico e de conformidade colocaram o aumento da eficiência em due dilligence como uma das três respostas necessárias destes setores aos problemas causados pelo conflito. O documento cita as seguintes urgências:

• Avaliar os contratos de vendas e fornecedores para identificar aqueles afetados por sanções e classificar em dois grupos: aqueles que podem ser rescindidos imediatamente e aqueles com período de liquidação. Em seguida, fornecer aos colegas de vendas, serviços e terceirização scripts e procedimentos apropriados para informar as partes de sanções que os contratos serão rescindidos.

• Fazer parceria com compras e cadeia de suprimentos para identificar terceiros que agora precisam de due diligence estendida ou monitoramento contínuo. Além disso, se conectar com todos os fornecedores que o departamento usa para conduzir a devida diligência para entender como eles estão atualizando seus processos para refletir novas sanções.

• Garantir que a devida diligência robusta esteja em vigor em qualquer entidade estrangeira que seja receptora planejada de doações corporativas para identificar possíveis problemas e determinar se é necessário revisar quaisquer doações ou conexões de caridade (por exemplo, membros do conselho) para qualquer relação com uma entidade sancionada.

“A responsabilidade do departamento jurídico de orientar os órgãos decisores das empresas quanto às decisões a serem tomadas se tornam ainda mais complexas por causa do conflito pois envolve sanções que podem mudar rapidamente e obrigar mudanças bruscas de direção nos negócios. Diante deste cenário é natural que os profissionais se movimentem para estar mais adiantados possível em termos de informações sobre todos os parceiros de negócios que possam ser afetados de alguma forma”, diz Pegoraro.

O Kronoos é uma plataforma de tecnologia especializada em compliance judicial que disponibiliza a baixos custos a possibilidade de fazer pesquisas por meio de mineração de dados através de mais de 3.500 fontes, nacionais e internacionais, realizando análises, a partir de Inteligência Artificial para verificação de processos, vestígios de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, leis ambientais, crédito e mídia negativa, entregando esse resultado para os clientes em menos de 1 minuto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar