Brasil,

Planos de saúde individuais podem ter alta recorde de 16,3% este ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Para o advogado Rodrigo Araújo, esse reajuste elevado será fator preponderante para o cancelamento de serviços por muitos usuários

Após um período de congelamento de valores, seguido de reajuste negativo em 8% nos planos de saúde individuais, provocados pela pandemia, projeções da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) mostram um aumento recorde de 16,3% para os usuários neste ano.

Até então, a maior alta havia sido registrada em 2016, chegando a 13,57% e, agora, com este novo cenário, o impacto será forte no bolso do consumidor, podendo resultar no cancelamento de contratos, conforme destaca o advogado especialista no setor, Rodrigo Araújo. “O aumento dos custos em geral, por si só, já é um fator que levará o brasileiro a cancelar planos de saúde ou tentar trocar seus produtos por outros inferiores na expectativa de diminuir suas despesas. Além disso, é Importante destacar que o reajuste dos planos individuais é, historicamente, inferior aos dos planos coletivos. Logo, se o índice de reajuste dos planos individuais ficar em torno de 16%, é extremamente alarmante a expectativa de como ficará o índice para os contratos coletivos, que somam cerca de 80% dos beneficiários.”

Em 2020, as operadoras tiveram queda com despesas assistenciais e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão de todos os tratamentos eletivos, na tentativa de liberar espaço para pacientes de Covid-19, o que resultou em um dos maiores lucros das últimas décadas, acrescenta o especialista.

Para ele, não há uma justificativa concreta para esse reajuste. “Agora, em 2022, apura-se a inflação e a sinistralidade do período maio de 2021 a abril de 2022 e não houve um aumento tão substancial dos serviços médicos utilizados pelos beneficiários para justificar um aumento tão elevado, na base de 16%. Não há nada tão diferente de antes da pandemia. Se houvesse, de fato, um aumento substancial pela demanda desses serviços por esses usuários de planos de saúde, não teríamos vagas nos hospitais e não é esse o caso.”

E será que o consumidor tem como fugir dessa alta?

“A única saída para quem quiser manter os serviços de assistência médica e hospitalar e não conseguir manter os serviços após o reajustamento da mensalidade é trocar de plano de saúde. O ideal é que essa troca seja feita por meio de portabilidade, que garante a manutenção de todas as carências já cumpridas no plano de origem, apesar de exigir que o consumidor preencha diversos requisitos a parte”, destaca o advogado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar