Brasil,

Intensificação da automação no campo é objetivo das seguradoras em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O processo já é realidade nas cidades. Foco agora é o agronegócio, setor que apresentou, somente no último trimestre de 2021, um crescimento de 5,8%

Uma das inovações que a pandemia trouxe ao mercado é a crescente digitalização dos processos. Trata-se de algo que se intensificou diante da necessidade de as companhias distribuírem os produtos e, até mesmo, assinar contratos digitalmente. E um dos setores no qual essa tendência mais se consolida é o de seguros, particularmente no campo. Vale destacar que o PIB do agronegócio cresceu 5,8% no último trimestre do ano passado, em comparação com o anterior, quando o setor já apresentou avanços, apesar da piora da pandemia àquela altura.

Grande parte desses resultados positivos se deve ao investimento em tecnologia. A velocidade de implementação de inovações no setor tem trazido aumento na produtividade e na eficiência dos processos. Novas tecnologias e soluções aprimoradas devem contribuir ainda mais para o alcance de uma agricultura digital. É o que aponta o estudo Agricultura Digital no Brasil, lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No levantamento, a maioria dos entrevistados ressalta a necessidade cada vez maior do uso das tecnologias digitais para, principalmente, a obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade (67,1%) e o gerenciamento da área rural (59,7%).

Na visão do co-CEO da msg global solutions no Brasil, Frank Dorr, o sucesso desse cuidado com a gestão dependerá, de forma direta, da adoção de modelos operacionais digitais, principalmente no que se refere à área de seguros.

“Muitas empresas já estão investindo em infraestrutura e tecnologias. Destaque para as soluções SAP, que permitem análise dos produtos e até sobre a meta de lucro das instituições, com base em critérios como foco no cliente, agilidade no produto, orquestração do negócio, gestão de força de trabalho, finanças, investimentos e relatórios”, afirma o executivo, cuja empresa é uma das maiores especialistas da Europa na busca de inovações que contemplem o uso de plataformas digitais.

A Financial Services Accelerator (FSA), uma das soluções da msg global solutions, por exemplo, adota a estratégia omnichannel, fornecendo uma experiência simplificada, contínua e personalizada às necessidades das seguradoras.

Seguro no campo

Um dos nichos de atuação da msg no Brasil é o agronegócio. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas cerca de 20% da área cultivada no Brasil está segurada. “Esse número destaca as oportunidades potenciais de crescimento que podem ser exploradas nesse segmento. Dada a abrangência territorial e a diversidade do setor agropecuário brasileiro, é provável que as insurtechs e seguradoras tradicionais sigam o modelo de atuação que outros segmentos já vivenciaram – com ações comuns voltadas à aplicação da cultura de seguros nesse segmento”, avalia o executivo.

Vale destacar que o agronegócio responde por mais de 20% do PIB Brasileiro e, de 2018 a 2020, a área total segurada no Brasil passou de 4,6 milhões para expressivos 13,7 milhões de hectares. Um crescimento de mais de 190%. O dado é da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), com base nas estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e mostra uma grande área a ser explorada pelas seguradoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar