Profissionais de marketing mobile podem ter sucesso na era pós-IDFA, diz relatório Creative Ad Index da Liftoff
Relatório mostra que o Android possui um CPI mais baixo do que o iOS, com anúncios interativos alcançando o valor máximo (US$ 1,98) em todos os formatos de jogos
A Liftoff, a plataforma líder de aceleração de crescimento para a indústria móvel, divulgou o quarto relatório anual do Mobile Ad Creative Index, que analisa as tendências em quatro principais verticais de aplicativos: jogos, e-commerce, finanças e entretenimento. O objetivo do estudo é ajudar a alimentar todo o ciclo de crescimento de aquisição, engajamento, monetização e análise de usuários de aplicativos móveis.
Foram analisados 805 bilhões de impressões, mais de 12,6 bilhões de cliques e 200 milhões de instalações, entre 1º de janeiro de 2021 a 1º de janeiro de 2022. A partir dos insights de GameRefinery, o relatório também capacita os anunciantes de jogos a alcançarem novos públicos com uma visão geral das motivações de 12 jogadores, além de dicas sobre como traduzi-las em criativos de alto desempenho.
Leia os principais dados da pesquisa abaixo:
Anúncios interativos
O dado que mais surpreende no levantamento está relacionado ao preço dos anúncios para jogos. Existem cinco formatos de anúncios para esse setor e, de todos eles, os anúncios interativos são os que têm o menor custo por instalação, chegando a US$1,98, bem abaixo da média de US$3,79 de todos os cinco formatos de anúncio para jogos, tornando-o o mais atraente para os profissionais de marketing deste nicho. Os demais formatos (banner, intersticial, nativo e vídeo) têm um CPI conforme a imagem abaixo:
CPI por formato de anúncio
Jogar antes de comprar gera engajamento
Se 2021 foi o ano da proteção da privacidade, 2022 será o ano da excelência criativa em anúncios. Com a Apple eliminando o acesso ao IDFA (Identificador de Anúncios) e o Google prometendo fazer movimentos semelhantes de privacidade no Android, os profissionais de marketing de aplicativos precisam de criativos melhores e mais relevantes para alcançar e reter novos públicos.
Na comparação entre o Custo por Instalação (CPI) dos anúncios interativos no Android versus o iOS (imagem 2), o primeiro sai bem mais barato (US$1,41) do que o segundo (US$3,66). Os anúncios interativos ajudam a engajar e, consequentemente, melhoram a Aquisição de Usuários (UA). Os anúncios interativos, os banners e os intersticiais, têm custo mais baixo do que a publicidade nativa: US$4,82 no Android e US$7,38 no iOS.
Android versus iOs: CPI por formato de anúncio
A introdução de um elemento interativo em um anúncio de um e-commerce gera um engajamento real sem comprometer a marca. Os anúncios interativos permitem que os usuários joguem antes de comprar, aqueles que os visualizam conseguem interagir como uma prévia do que podem fazer no aplicativo.
“Entender o que motiva o público-alvo é fundamental para os profissionais de marketing, e os dados mostram que os anúncios interativos são parte importante dessa motivação”, afirma Mark Ellis, CEO e cofundador da Liftoff. “Durante a análise do panorama do ano, os profissionais de marketing mobile devem considerar quais anúncios engajam e que são interativos e despertam o interesse dos usuários”, pontua o executivo.
Android mantém um reinado acessível
Confirmando as previsões que têm se repetido ano a ano, inclusive em 2021, o Android continua sendo o sistema operacional em que anúncios criativos têm custos mais baixos e maior valor agregado em todos os formatos de anúncio. O mesmo acontece com os aplicativos de jogos.
Portanto, os profissionais de marketing mobile podem se apoiar no Android para despertar o interesse de públicos em potencial. Além disso, as taxas de CPI são mais altas em geral no iOS do que no Android, mas quase todos os formatos de anúncio tiveram um aumento de CPI no ano. Os anúncios em vídeo quase dobraram, de US$3,44 para US$6,09, no período.
As motivações dos jogadores são o futuro do marketing de desempenho
À medida que os profissionais de marketing se adaptam às preferências de anúncios, eles devem pensar nos fatores que impulsionam o engajamento dos usuários. Eles sabem que ao combinar as motivações dos jogadores com os tipos de anúncios existentes, é possível desbloquear um potencial real.
O relatório revelou ainda que apenas 4% dos anúncios em vídeo para jogos casuais exploram com sucesso a principal motivação do jogador dessa categoria, que é “concluir marcos”. Isso significa que 96% não atingem seu potencial de motivação. Já em anúncios para jogos de complexidade mediana (mid-core), mais de 99% dos criativos não conseguiram alcançar a motivação do jogador.
A motivação dos jogadores, portanto, está atrelada à performance de marketing mobile. Ou seja, entender o que motiva o usuário, fará com que o profissional de marketing consiga otimizar as instalações de jogos.
Metodologia
O relatório Mobile Ad Creative Index de 2022 da Liftoff baseia-se em uma análise de dados internos, de 1º de janeiro de 2021 a 1º de janeiro de 2022, de 805 bilhões de impressões, mais de 12,6 bilhões de cliques e 200 milhões de instalações. A pesquisa fornece informações importantes sobre como anúncios de banner, intersticiais, interativos, vídeos e publicidade nativa são executados. Apoiado por novos insights de GameRefinery, este relatório capacita os anunciantes de jogos a alcançar novos públicos com uma visão geral das motivações de 12 jogadores e dicas sobre como traduzi-las em criativos de alto desempenho.
Sobre a Liftoff
A Liftoff é uma plataforma completa de marketing de aplicativos mobile que ajuda as empresas a adquirir e reter usuários de alta qualidade em escala. A Liftoff usa inteligência de previsão e ML imparcial para encontrar usuários engajados em escala para profissionais de marketing de aplicativos mobile, com testes criativos para fornecer a experiência de anúncio mais envolvente e um modelo de custo por receita exclusivo para otimizar as metas de LTV. A Liftoff tem orgulho em ser um parceiro de longo prazo para anunciantes de marcas líderes e editores de aplicativos desde 2012. Sediada em Redwood City, a Liftoff tem uma presença global com escritórios em Nova York, São Francisco, Seattle, Berlim, Londres, Paris, Cingapura, Seul, e Tóquio.
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