Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ESG ganha espaço no setor de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Em 2021, a S&P Global divulgou seu primeiro relatório detalhando impactos dos princípios ESG – sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança – nas seguradoras. Desde então, as práticas vêm ganhando espaço nas companhias. No Brasil, a Susep abriu consulta pública, a de número 44, a fim de estabelecer diretrizes para que o mercado de segurador passe a inserir a avaliação de impactos ambientais, sociais e de governança em seus negócios.

De acordo com informações do Valor Econômico, a minuta da circular da Susep exige inclusão de riscos de sustentabilidade na gestão de risco tradicional das seguradoras, criação de uma política de sustentabilidade e elaboração de relatório anual detalhando riscos e oportunidades. Além disso, as carteiras de investimentos das seguradoras também serão compostas por empresas que seguem princípios ESG.

A Tokio Marine já adota alguns princípios ESG. O diretor de estratégia de crescimento e marketing da seguradora japonesa, Flávio Otsuka, observa que a empresa não aceita novos contratos de grupos que operam com combustíveis fósseis, e que mantenham com seus funcionários relações análogas ao trabalho escravo. A Tokio criou equipe multidisciplinar com foco na questão ESG e lançou o primeiro produto com o selo, o de riscos ambientais.

A Generalli adotou critérios semelhantes. A superintendente Débora Pinto informa que a empresa criou diretrizes de subscrição responsável que descreve princípios para avaliação de clientes nas três vertentes da sigla ESG. “Acredito que uma maior sinergia de iniciativas entre as seguradoras poderá trazer resultados mais rápidos e assertivos para nossa sociedade.”

Solange Beatriz, diretora executiva da CNseg, confederação que reúne empresas do setor, acredita que o normativo da Susep levará a mudanças relevantes nas políticas das empresas na mensuração de riscos climáticos dentro dos negócios. “Em dois anos teremos evidências concretas de ações proativas do setor. As companhias estão criando estruturas para desenvolver processos, metodologias, metas e métricas. Sem isso, só fica no discurso. E esse pontapé já foi dado”, diz diretora da CNseg em entrevista ao Valor, que criou comissão técnica com executivos das seguradoras para tratar da questão.

O tema já migrou da área de sustentabilidade para a área de negócios das seguradoras. Um dos focos está no desenvolvimento de métricas. “O normativo da Susep permite que cada companhia adote sua própria ferramenta, mas a CNseg está trabalhando com consultorias para auxiliar o setor a definir parâmetros de mensuração de práticas ESG”, explicou ela.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar