Como recuperar clientes inativos?
Para vender precisamos de clientes, certo? Mas nem sempre precisamos apenas de clientes novos, contatos que nunca conheceram a empresa e que não sabem das soluções disponíveis. Muitos negócios se dão bem com o formato de recompra, em que clientes já conquistados estão fidelizados e seguem comprando o seu serviço ou produto.
Muitas pesquisas de marketing e vendas destacam como é mais barato investir para que um cliente volte a comprar com você do que lançar qualquer tipo de ação para atração de novos clientes.
Mesmo com meios de contactar e interagir com os clientes já conquistados, é comum que um negócio fique com uma ampla base de clientes inativos. A seguir, confira algumas dicas e estratégias digitais para recuperar os clientes inativos ou desengajados.
Marketing de Relacionamento
Uma estratégia de marketing de relacionamento cobre diferentes ações e canais. Podemos dizer que esse é um caminho, na verdade, para manter seus clientes sempre engajados e ainda criar uma comunidade interativa e colaborativa.
O marketing de relacionamento é realizado através de contatos estratégicos e também com promoções, promovendo um sentido positivo em relação a marca e valorizando características como a exclusividade.
Isso não significa que a estratégia é “grudar” no cliente e encher suas caixas de contato. O relacionamento foca em promover uma boa experiência, por isso funciona também como um meio de atendimento. Assim, é interessante interagir em postagens nas redes sociais e comentários, compartilhar conteúdos instrutivos e interessantes, enviar e-mails de ofertas, manter um canal de comunicação rápida, entre outras atividades estratégicas.
Entenda mais destes temas com os artigos:
• Experiência do cliente é tudo: saiba como promover
• Responda o cliente: 4 maneiras de interagir com o público
E-mail Marketing
Uma estratégia de e-mail marketing pode se voltar para a atração e engajamento de clientes. O e-mail marketing é um meio de promover conteúdos e também ofertas de produtos. No caso, seus contatos por e-mail com esse público já conquistado devem ser personalizados de acordo com perfil e interesses. Quanto mais segmentado e personalizado, melhor!
Assim como no ponto acima, o foco é em relevância e utilidade da mensagem, e jamais em volume.
Remarketing
Para quem tem orçamento disponível para investir em mídia paga (anúncios online), vale muito a pena criar campanhas de remarketing. Ou seja, anúncios direcionados especificamente para quem já comprou com sua empresa. Seja com o formato de Display, posts patrocinados, com vídeos ou mesmo utilizando o Shopping ou Marketplace, os anúncios de remarketing podem focar tanto em reconhecimento e engajamento como ter objetivo de venda levando a ofertas específicas.
Com essas ações, você consegue direcionar a comunicação diretamente para os clientes mais interessantes e também investir em segmentações específicas, baseando-se em produtos comprados, localização, ticket médio, datas especiais, faixa etária e assim em diante.
Dessa forma, é possível entender que recuperar clientes inativos é um esforço de marketing e também uma das grandes vantagens de contar com uma estratégia de Customer Success (CS).
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