Brasil,

Gestores discutem elaboração de plano nacional para a promoção dos direitos humanos nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Dinardo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Oficina realizada pelo MMFDH reuniu representantes de confederações patronais com a proposta de fomentar o engajamento institucional no enfrentamento à violação de direitos no contexto corporativo

A necessidade da implementação de uma nova cultura para o respeito aos direitos humanos no ambiente corporativo, por meio da consolidação de um Plano Nacional de Ação sobre Empresas e Direitos Humanos (PNA Brasil), foi discutida em oficina promovida pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) nesta segunda-feira (21). O evento foi voltado a representantes de confederações patronais.

Segundo a secretária nacional de Proteção Global do MMFDH, Mariana Neris, a pasta vai dialogar não só sob a ótica das violências, mas a partir da oportunidade, promoção e desenvolvimento econômico, sem deixar de lado os princípios orientadores dos direitos humanos.

“O Governo Federal tem procurado dialogar não apenas com relação às violações, mas a partir do potencial que as empresas têm. As empresas assumem não apenas o papel de promotoras dos direitos humanos, mas também de despertar o potencial de pessoas”, ponderou.

A gestora destacou ainda os benefícios trazidos por processos de Due Diligence em organizações empresariais. “Por meio desses processos, é possível identificar, prevenir e abordar os impactos adversos sobre direitos humanos, promover o trabalho digno e o respeito ao meio ambiente, facilitar o compartilhamento de experiências e lições aprendidas e desenvolver iniciativas conjuntas que promovam práticas de Conduta Empresarial Responsável (CER) para o respeito aos direitos humanos”, assegurou.

Presente na oficina, o secretário nacional adjunto da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), Eduardo Melo, lamentou as violações aos direitos humanos ocorridas em ambientes corporativos. “As empresas estão sendo convidadas a terem condutas responsáveis que gerem uma visão humanista da atividade empresarial”, disse.

“O trabalho, que deveria dignificar a conduta humana, também pode se tornar um campo vasto para a quebra dessa dignidade. Temos o compromisso de atuarmos para que o trabalho gere, para milhares de pessoas, a sua valorização e a sua dignidade, que é algo inegociável”, acrescentou.

Adalto Duarte, representante da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), parabenizou a iniciativa. “Trazer todas as áreas do governo, de uma forma organizada, com planos, entregas, metas, e depois chamar para o diálogo as confederações empresariais, tem tudo para dar certo. Estamos juntos, apoiando integralmente esse processo”, afirmou.

Saiba mais

O PNA Brasil visa a implementar os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos das Nações Unidas e é baseado em experiências exitosas em outros países. Serão abarcados em sua estruturação temas mundialmente defendidos como proteção e defesa dos direitos humanos no contexto corporativo, implementação de processos de Due Diligence (devida diligência), responsabilização de agentes infratores e estabelecimento de fluxos transparentes que viabilizem o acesso à devida reparação das violações.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar