19 empresas de áreas diversas se destacam com liderança feminina
Segundo pesquisa do IBGE, as mulheres ocupam apenas 37,7% dos cargos de liderança no Brasil e ainda ganham 77,7% do salário dos homens
Uma pesquisa divulgada pela Bloomberg em janeiro deste ano revelou que as mulheres ocupam apenas 31% dos cargos de lideranças em empresas globais. No Brasil, esse volume é de aproximadamente 37,4%, de acordo com estudo divulgado pelo IBGE em 2021. Mesmo tendo mais anos de estudo, elas ainda ganham cerca 77,7% do salário dos homens.
Apesar de sua participação minoritária em posições gerenciais, muitas análises apontam que as mulheres apresentam desempenho superior e até mesmo melhores resultados financeiros do que os homens, além de impulsionarem a performance de uma empresa em relação aos princípios socioambientais e de ESG. É o que indica um trabalho realizado pela FGV.
Embora ainda exista uma grande desigualdade de gênero no mundo todo, muitas companhias estão trabalhando para mudar esse cenário. Por isso elencamos a seguir, uma lista com 19 empresas e startups que se destacaram com lideranças femininas.
Begin
A Begin é uma foodtech que tem o propósito de unir alimentos e bebidas e transformá-los em novas experiências para o paladar. Em seu time de gestores, a startup conta com três lideranças femininas: Julia Bohatch Batista é cofundadora e diretora de Comunicação & Marketing da Begin, foodtech que tem o propósito de unir alimentos e bebidas e transformá-los em novas experiências para o paladar. Acumulando experiência em agências de publicidade, atuou como Gerente de Contas na célula de varejo da i-Cherry, do Grupo WPP, focada em marketing digital. Em 2018, ao lado do noivo João Fogarolli, fundou a Begin. Desde então, a cofundadora tem colocado em prática na foodtech todo o aprendizado acadêmico e de mercado em estratégias de marketing digital. Julia é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo, em Curitiba (PR) e pela Universitat Jaume I (Castellón de La Plana) na Espanha. Durante a vida acadêmica se interessou pela área de trilha sonora na publicidade. Com o intuito de se aprofundar, principalmente, em sonoplastia e estudos sobre o som, cursou mestrado na Universidade do Minho, em Portugal. Já em 2021, tornou-se mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição, com a tese: O som na publicidade com discurso de causas sociais: sensibilização, emoção e persuasão. Atualmente, Julia busca direcionar e aplicar uma comunicação humanizada para a Begin.
Mariana Pires Fogarolli é formada em Administração de Empresas pela Unisal em Lorena-SP. Na época da faculdade fez estágio em uma concessionária, e sua experiência seguinte foi administrar a loja de materiais de embalagem do seu pai. Depois de completar 10 anos por lá, foi convidada pelo João Fogarolli a entrar na Begin cuidando da produção dos sachês de especiarias. Seu papel na empresa é liderar a equipe de produção, garantindo que toda a qualidade e eficiência que buscam diariamente chegue nas mãos dos clientes finais. Recentemente, fez curso técnico em liderança no SENAI.
Bruna Ferreira começou a trabalhar na feira livre de Aparecida como vendedora em 2006 e ficou por lá até o ano de 2019, quando veio o convite de entrar para a Begin ajudando Mariana Fogarolli a embalar os pedidos. Iniciou em 2020 no cargo de Empacotadora, e logo em 2021 passou a exercer o papel de Gerente de Expedição na fábrica. Antes de entrar na empresa, fez o curso de Recepção e Reserva na Educatur e Recursos Humanos no SENAI, por isso também presta auxílio nas questões burocráticas de contratação e contabilidade. Recentemente, fez um curso de Técnicas de Liderança no SENAC.
Carefy
Erika Monteiro Silva é sócia-fundadora e COO da Carefy. Graduada em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação sanduíche na Monash University (Austrália), além de MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A executiva, que possui experiência em ambiente hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP, atua nos processos operacionais, marketing e design da Carefy, implementando e monitorando as estratégias de crescimento e produto. Érika é mentora dos programas Start da Abstartups e Membership do Supera Parque Tecnológico, além de Young Founder da Westerwelle Foundation.
eNotas
Daniella Doyle é head de Marketing da eNotas, legaltech que oferece soluções inovadoras para automatização da emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e), comércio (NF-e) e varejo (NFC-e/CF-e). Daniella está à frente de toda a estratégia de marketing e comunicação da empresa, liderando um time com nove profissionais. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, a executiva ajuda a promover a proposta de dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente, focando exclusivamente nos seus negócios. Daniella possui graduação em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, além de especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Processos Criativos em Palavra e Imagem, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing.
ExpenseOn
A ExpenseOn é uma ferramenta para gestão de despesas e reembolsos corporativos. Com uma plataforma web e mobile, a empresa desenvolveu uma tecnologia que permite às empresas gerenciarem os processos de controle de forma prática, remota de acordo com as normas de compliance. Em seu time de gestores, a startup conta com três lideranças femininas: Adriana Sakai, que atua como Product Manager, sendo responsável pelo produto expense. Sakai trabalhou por 20 anos na área de TI em empresas como CPMBraxis, Accenture e Natura. Após uma jornada em grandes empresas, migrou para o ramo de startups. Já Bruna Faria atua como Marketing Coordinator na empresa e tem em seu currículo experiências como Project Manager, Project Owner, Produtora de Conteúdo, Copywriter e Social Media. Por fim, Nathalia Vivas, coordenadora de time de pré-venda da ExpenseOn. A especialista tem MBA em gestão de vendas pela Universidade de São Paulo, tendo passagem pela Stone Pagamento, na área comercial, com foco em negociação e gerenciamento.
Gal,
Carolina Mendes é a fundadora da gal, a primeira rede agregadora de salões de beleza no mundo, criada com o propósito de profissionalizar e alavancar o potencial do setor. Em apenas um ano de operação, transformou a empresa na maior rede de salões de beleza de São Paulo. Formada em administração no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e especializada em gestão para salões de beleza pela ESPM, Carolina desenvolveu forte habilidade em análise de dados e profundo conhecimento em finanças, transformando sua paixão pelo varejo em oportunidades de negócios.
Com o intuito de trabalhar no mercado financeiro, observou um caminho para trazer suporte para o setor de beleza, fundando assim a LaPag, fintech de gestão e pagamentos para salões de beleza. Durante a implementação desta tecnologia, esteve muito próxima dos proprietários de salões de beleza e notou uma oportunidade de apoiá-los ainda mais, analisou os desafios comuns entre os estabelecimentos e então fundou a gal,.
O nome gal, significa mulher e a marca é utilizada como um prenome seguido do nome do salão de beleza agregado, por isso é seguido da vírgula, que vem para fazer parte de uma rede de apoio para os salões. Carolina, além de uma encorajadora do poder das mulheres, também construiu a empresa em cima de uma visão colaborativa, criando uma comunidade entre os salões, os profissionais e os clientes, visando a satisfação de cada um desses pilares, garantindo o sucesso da gal,.
iFraldas
Milene Guerson é CEO e fundadora do iFraldas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mãe de gêmeos, Milene atuou por 15 anos no serviço público de Minas Gerais. Em 2016, grávida de gêmeos, ela se deparou com uma certa dificuldade em escolher os presentes para a sua lista. Logo, a ideia de criar uma ferramenta para facilitar processo de organização desse tipo de confraternização começou a tomar forma, surgindo assim o iFraldas.
A plataforma teve o início de suas operações de 2018, com Milene exercendo uma jornada tripla, sendo mãe, funcionária pública e empreendedora ao mesmo tempo. Somente em 2021 ela optou por se dedicar integralmente à empresa, pedindo exoneração de seu cargo público.
Com atuação no Brasil e no exterior, atualmente o iFraldas possui mais de 60 mil usuários, distribuídos em 1,8 mil cidades brasileiras e em três continentes, e em 2021 realizou mais de 7 mil chás de bebê e transacionou mais de R$ 8 milhões de reais em presentes, se consolidando como a plataforma mais pesquisada pelos brasileiros no Google.
Logan
O Grupo Logan, líder em marketing móvel na América Latina, que engloba as empresas Logan, Super Small Data e PMP﹒BID, conta com três líderes femininas em seu time. Silmara Reis Salles é uma delas﹒Formada em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Comunicação Corporativa pela Anhembi Morumbi, Silmara possui 14 anos de experiência no mercado. Seu currículo integra empresas como: Editora Símbolo, o Portal MINHA VIDA, Editora Globo, Smartclip e Teads. Iniciou na Logan em 2017 e atualmente assume o cargo de General Manager da Logan no Brasil.
Jéssica Campos é outra integrante desse núcleo feminino. Formada em Administração de Empresas pela FGV, atua há 12 anos no ramo publicitário. No Grupo Logan, Jessica é responsável pela direção do time de Client Service do Brasil e da América Latina.
Já na PMP BID a liderança conta com Cynthya Rodrigues. Com uma extensa trajetória no mercado de mídia programática, a executiva ocupa o cargo de Diretora de Growth na empresa. Cynthya é responsável por conquistar negócios estratégicos de mídia programática e grandes desenvolvedoras de games, visando ampliar e sofisticar ainda mais o inventário da PMP﹒BID.
Mindset Ventures
Camila Folkmann é Managing Partner e co-fundadora da Mindset Ventures, gestora brasileira de venture capital que conecta investidores a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e em Israel. Com mais de 10 anos de experiência trabalhando com grandes corporações, instituições financeiras, fundos e startups, começou sua carreira como advogada empresarial, tendo trabalhado para grandes escritórios que assessoram empresas listadas na Fortune 500 nas áreas de M&A, reestruturação de dívida, reorganização judicial e outros assuntos corporativos. Uma das primeiras mulheres brasileiras a fundar uma gestora de capital de risco, Folkmann foi reconhecida pela LAVCA como “Top Women Investing in Latin American Tech” e participou da maior comunidade global de “Women in VC”.
Mobile2you/Dimensa
Letícia Moschioni é Coordenadora de Experiência do Cliente na Dimensa, empresa focada em tecnologias para o mercado financeiro e fintechs, em união à TOTVS e B3, e que recentemente adquiriu a Mobile2you Tecnologia, mobile-house que desenvolve aplicativos financeiros sob medida. A executiva, que é especialista em Customer Success e Project Management, participou do processo de desenvolvimento de mais de 50 bancos digitais nos últimos três anos, e é formada em Administração de Empresas com ênfase em Negócios Internacionais pela Universidade Sumaré.
Nilo Saúde
Isadora Kimura é fundadora, CPO e head de Parcerias da Nilo Saúde, healthtech especializada na oferta de software para gestão de relacionamento e cuidado com pacientes. Engenheira formada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui MBA pela Stanford University, nos Estados Unidos. Durante a sua estadia nos EUA, atuou no Vale do Silício em uma empresa unicórnio de saúde mental digital, a BetterUp. A experiência adquirida motivou Isadora a retornar ao Brasil para aplicar todo o aprendizado em projeto na área da saúde, ao lado dos sócios e também cofundadores Victor Marcondes de Oliveira (CEO) e Rodrigo Grossi (CTO). Juntos eles fundaram a Nilo Saúde no começo de 2020.
Nuvidio
Janu Queiroz é COO e co-fundadora da Nuvidio, startup especializada em vídeo atendimento e com atuação no mercado B2B. A executiva, mãe de duas filhas, é formada em Comércio Exterior com pós graduação em Marketing, Finanças e MBA Executivo pela FDC (Fundação Dom Cabral). Janu foi superintendente de Marketing, responsável pela área de Inovação do Banco SEMEAR e, ao lado dos sócios, em 2019 decidiu fundar a Nuvidio e investir em uma nova forma de atendimento.
Ommed
Estefani Silva é estudante do último período de Administração Pública na UDESC, gerente de projetos e uma das mulheres em cargos de liderança na Ommed, uma startup de assistência integral à saúde que tem a missão de ajudar todos a viverem mais e melhor. Com vasta experiência na área de gestão desde o início da faculdade, no seu atual cargo exerce a função de gerenciar todo o escopo de projetos da empresa e distribuir demandas para a sua equipe, além de ter participação ativa nas tomadas de decisões da companhia. Segundo Estefani, ao longo de sua trajetória profissional, notou uma desigualdade de oportunidades muito grande na área de tecnologia, e que por ser mulher, muitas vezes precisou se dedicar três vezes mais para ser ouvida e atingir seu objetivo final dentro das empresas. Na Ommed, ela relata ter uma experiência diferente, em que se sente ouvida e respeitada, além de ter a oportunidade de aprimorar muito mais suas competências.
A gerente de projetos ainda relata que admira o trabalho da Ommed, que por meio de sua plataforma, digitaliza e armazena de forma gratuita todos os registros de saúde de seus usuários, para que eles possam acessar e compartilhar essas informações com os profissionais que escolherem, evitando assim, a possibilidade de erros médicos ocasionados pela falta de informação.
Plugify
Paula Mendes Caldeira é co-fundadora e CFO da Plugify, startup brasileira de HaaS -- Hardware as a Service especializada em simplificar o onboarding de novos funcionários e a gestão da infraestrutura de TI para empresas. Paula lidera todos os processos financeiros da empresa, de contas a pagar a relacionamento com investidores. Em 2020, liderou também a primeira emissão de debêntures da empresa na B3, uma iniciativa que viabilizou a Plugify mais que dobrar o ritmo de crescimento, mesmo durante o ano de pandemia. Formada em Economia pelo Insper, a executiva possui extensa experiência em instituições financeiras, ocupando posições de destaque em bancos de investimentos, como BTG Pactual, Merrill Lynch e Moelis.
Projesan Water & Co
Michely Eberhardt é Coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Projesan Water & Co, empresa especializada no tratamento de água no segmento B2B. Formada em engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau, possui licenciatura plena pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, além de formação em Engenharia da Qualidade com Ênfase em Processos pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina. Michely está há sete anos na empresa atuando na supervisão e execução do controle de qualidade com análises químicas, aplicação e testes de produtos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e formulações, entre outras funções. Já Cristiana Menestrina atua na Projesan Water & Co como Gerente Comercial. A especialista é pós-graduada em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas e trabalha há quase 30 anos na empresa, atuando e cobrindo todo o âmbito da gestão comercial.
SolarVolt Energia
A SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, possui atualmente oito mulheres em posições de liderança dentro do seu quadro de funcionários. Dentre elas, está Débora Vilaça, sua Diretora Financeira, que é formada em Administração de Empresas e com CBA em Finanças e Controladoria. A executiva é responsável pela gestão dos setores financeiro, de suprimentos e RH da companhia. Este é o quinto cargo de liderança ocupado por ela desde 2009 e, ao contrário de muitas mulheres, Débora teve o privilégio de sempre trabalhar em empresas que a valorizaram, respeitaram e enxergaram seu nível de conhecimento e visão sistêmica de trabalho dentro de uma organização.
Vilaça ainda relata que hoje enfrenta o maior desafio da sua carreira na SolarVolt, devido ao nível de complexidade das operações da empresa, que possui processos complexos em uma área de atuação inovadora, que envolve o desenvolvimento de projetos e soluções de engenharia para energia fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular.
Outra liderança feminina da SolarVolt é Tássia Duarte, que é Engenheira Eletricista, pós graduada em Gerenciamento de Projetos e Gerente Operacional da empresa, sendo responsável pela gestão de uma equipe interna multidisciplinar com foco em planejamento e acompanhamento de entregas de usinas fotovoltaicas e pela contratação e gestão de mais de 20 empresas terceirizadas que executam obras para a companhia.
Esse é o primeiro cargo de liderança ocupado por Tássia e foi conquistado após quatro anos de carreira. A executiva relata que enfrentou muitos desafios desde a sua época de faculdade e estágio, e principalmente por estar em uma área tradicionalmente liderada por homens, era alvo de piadas machistas e precisava trabalhar duas vezes mais do que seus colegas para obter o mesmo reconhecimento. Segundo ela, na SolarVolt essa cultura é totalmente oposta, sendo que as mulheres são ouvidas, respeitadas, valorizadas e não há desigualdade salarial entre gêneros.
TerraCycle
Renata Ross é gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, empresa presente em 21 países e líder mundial em logística reversa e solução de resíduos de difícil reciclabilidade. A profissional possui formação acadêmica na área de Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Sustentabilidade pela Universidade da Carolina do Norte e pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal.
Em sua trajetória profissional adquiriu experiências nas áreas de CRM, Gestão de Projetos e Relacionamento em empresas como Johnson & Johnson, Travelport e Marriott (EUA). Apesar de Renata nunca ter sofrido preconceito no ambiente de trabalho por ser mulher, ela acredita que é importante que cada vez mais mulheres ocupem os cargos de liderança dentro das companhias para estabelecer a igualdade de gênero dentro e fora do ambiente corporativo.
Vigilantes do Sono
Laura Castro é sócia-fundadora e diretora de psicologia na Vigilantes do Sono, primeiro programa digital de terapia cognitiva-comportamental para insônia (TCC-I) no Brasil. Com formação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), a executiva também é mestre em Medicina e Biologia do Sono. Laura atuou como pesquisadora, estatística e gerente administrativa de operações no Instituto do Sono. A executiva é também psicóloga do sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia, com mais de 15 anos de experiência.
Web Estratégica
A Web Estratégica, consultoria em marketing digital, possui duas grandes lideranças femininas na empresa, além da equipe que é composta majoritariamente por mulheres. A primeira delas é Catarina Kretly, publicitária e Head de Marketing e Vendas na companhia, sendo responsável pela coordenação de todas as estratégias de inbound e outbound, atração e prospecção dos leads, análise de vendas e acompanhamento de clientes. A executiva, que já possui 20 anos de experiência no mercado, conta que antes de chegar em uma posição de gerência teve que ralar em seus primeiros empregos na área de tecnologia, onde cerca de 90% dos colaboradores eram homens. Para ela, existe muita diferença em relação à sua atuação na WE e em outras empresas que trabalhou, principalmente em relação a valorização dos colaboradores.
A segunda liderança é Daniela Ferreira, que é publicitária e Head de Conteúdo, sendo responsável pelo gerenciamento de todos os projetos de conteúdo da companhia e pela coordenação dos times de produção interno e externo, no Brasil e no México. Com passagem anterior por outras duas empresas, esta é a primeira vez em que Daniela assume um papel de liderança. Ao contrário de suas experiências anteriores, onde sentia que era descredibilizada e recebia um tratamento desigual em relação aos homens, na Web Estratégica ela relata se sentir ouvida, reconhecida e com muitas possibilidades de crescer profissionalmente.
UCorp
Naomi Kerkhoff é Head de Parcerias e Cultura da UCorp, primeira startup de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa do Brasil focada em veículos elétricos. Com grande experiência no setor de startups e tecnologia, possui formação acadêmica em Zootecnia e mestrado em Fatores que fidelizam os clientes pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Com anos de experiência no mercado, possui bastante conhecimento do que fazer e do que não fazer para conseguir tirar o negócio do papel. A partir disso, atua como consultora na prototipação do modelo de negócios de startups, por meio de soluções disruptivas.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário