Ainda dá tempo?
Especialista dá dicas para quem ainda não montou o planejamento de marketing
Criar metas, objetivos e estabelecer uma organização de campanhas e públicos são algumas das características de um planejamento de marketing bem estruturado. Mas alguns empreendedores acabam deixando essa tarefa para depois devido a correria do dia-a-dia.
Quando se fala em marketing, muito se pensa, antigamente, por exemplo, imaginava-se que está relacionado à mídia, publicidade, propaganda e tudo que envolve promoção. “Precisamos entender que o marketing vai muito além da comunicação e do digital sendo que várias ferramentas são apenas canais de comunicação e/ou vendas e não o conceito todo”, revela o especialista em Soluções de Marketing Luciano Auto.
Observa-se que hoje, muitas empresas têm um fraco desempenho por perderem o contato com a forma mais profunda de marketing. “Com tanta informação, os empresários ficam perdidos e acabam não atingindo o objetivo por usar o marketing de forma equivocada e não planejarem corretamente”, afirma Luciano Auto.
O plano de marketing funciona como guia tático e estratégico da empresa. “Você detalha todas as ações a serem implementadas em seus respectivos prazos e quais agentes serão responsáveis por cada etapa. Além de estabelecer um cronograma completo de atividades, ele também tem o papel de entregar resultados”, explica.
Dicas
Luciano separou as etapas principais para a elaboração do plano de marketing. Veja:
Planejamento
Coloque todas propostas no papel, após uma análise da situação atual. Procurar estabelecer quais são as forças e fraquezas do negócio, assim como oportunidades e ameaças, também é fundamental para que estratégias mais acertadas possam ser traçadas.
Implementação
Um plano de marketing não deve se restringir a um documento com várias páginas e sem nenhuma aplicação prática. Após o planejamento, vem a fase de implementação, que nada mais é do que tirar do papel, com organização e controle, todas as ideias levantadas no estágio anterior e realizar eventuais correções de rumo.
Avaliação
A avaliação é apontada como a última etapa do plano de marketing, mas, na verdade, ela está presente durante todo o processo. A análise das metodologias e dos resultados deve ser periódica para que os problemas tenham respostas rápidas, antes de tomarem uma proporção maior. A alternativa é utilizar instrumentos de marketing mensuráveis, eles apontam se as estratégias utilizadas estão atingindo os objetivos esperados.
O Plano de Marketing deve se adaptar de acordo com o andamento da estratégia e as reações e mudanças do mercado. “O plano deve se adaptar para gerar mais resultados. Para isso, defina as rotinas de avaliação e controle”, finaliza.
Fonte: Luciano Auto - Administrador com Mestrado em Comportamento do Consumidor hoje atuando como Especialista em Soluções de Marketing, Mentor e Palestrante.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário