Como os fundadores das empresas adquiridas podem colaborar para o crescimento do negócio
Fernando Cirne, CEO da Locaweb
Os últimos dois anos foram marcados pelo grande número de fusões e aquisições no mercado. Dados recentes da consultoria KPMG indicam que as negociações deste tipo, no primeiro semestre de 2021, bateram o recorde histórico dos últimos 20 anos. Outro relatório, da Transactional Track Records (TTR), aponta que foram realizadas mais de 900 transações de M&A no Brasil até julho, movimentando cerca de R$ 258 bilhões, o que supera o valor transacionado no ano passado inteiro.
E são muitos os possíveis motivos que levam uma empresa a adquirir outra: entrar em um novo mercado, fortalecer o portfólio, economizar tempo no desenvolvimento de um novo produto etc. Entretanto, não é tão simples comprar um negócio, não é como a aquisição de um carro. Além das questões burocráticas, as empresas são feitas por pessoas. E elas são importantes para manter esta aquisição próspera. E aqui entra o papel fundamental dos fundadores.
Eles que criaram o produto ou serviço, moldaram a ideia, pensaram nas melhores estratégias para venda e construíram o seu público. São, sem sombra de dúvidas, os maiores especialistas dos seus negócios, alguém que possivelmente valha a pena ter ao lado nas próximas etapas após a aquisição. Três são os caminhos mais comuns para esses fundadores após uma M&A: sair da empresa, ficar por um determinado período (possivelmente atrelado ao earnout) ou permanecer na gestão da empresa.
Aqui, na Locaweb, historicamente mantemos os fundadores além do período de earnout porque acreditamos na capacidade de geração de valor e resultados com um time tão seleto. Os fundadores chegaram até aqui com muito esforço, dedicação, conhecimento e habilidades muito importantes para a continuidade do negócio. Sabemos reconhecer, honrar e mais, aprendemos muito com essas pessoas.
Importante avaliar antes da fusão o fit cultural entre empresas e gestões. Algo muito discrepante pode levar a uma organização truncada, podendo prejudicar ambos os negócios. E como manter esta equipe de empreendedores motivada? Não descaracterizando os seus negócios e fazendo com que participem da evolução do que criaram. É natural que ocorram mudanças após uma fusão ou aquisição, mas ela não precisa ser traumática, destruindo ou danificando o que foi duramente construído. Por isso é importante estabelecer um ambiente de comunicação aberta, com diálogo e transparência entre todas as partes envolvidas.
Fernando Cirne é CEO da Locaweb. Engenheiro formado pela Universidade de São Paulo, com MBA pelo IBMEC. Desenvolveu parte de sua carreira na Editora Abril, onde começou como trainee e depois foi responsável pelo desenvolvimento da operação de Assinaturas na Internet. Atuou também como Diretor de Marketing Direto em Assinaturas e Diretor de e-Business. Na Locaweb atuou como CMO, Diretor da Unidade de Varejo e hoje é presidente do Grupo, sendo responsável pelas operações de Be Online, SaaS e Commerce, que contemplam importantes marcas como Locaweb, Bling, Nextios, All iN,Tray, Yapay, KingHost, Vindi e Delivery Direto, dentre outras. Sob sua gestão a Locaweb realizou processo de abertura de capital (IPO), Follow On e mais de 10 aquisições de empresas
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