Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Deputado apresenta projeto para suspender itens que fazem menções ao seguro no Open Banking

pixabay pixabay

Poucas semanas após protocolar projeto de decreto legislativo que revoga a Resolução 429/21, do CNSP, a qual estabelece os requisitos para o credenciamento e funcionamento das sociedades iniciadoras de serviço de seguro (SISS) no âmbito do Open Insurance, o deputado Lucas Vergilio apresentou nova proposta, desta vez sustando quatro itens da Resolução Conjunta 01/20, do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (CMN), que dispõe sobre a implementação do Open Banking. O parlamentar argumentou que esses itens exorbitam competências normativas conforme disposto na Constituição Federal brasileira e na Lei 4.595/64, que regula o Sistema Financeiro Nacional.

Os itens que o deputado pretende sustar fazem menções ao seguro e à previdência privada nos segmentos em que o Open Banking abrange o compartilhamento de dados.

De acordo com Lucas Vergilio, a Lei nº 4.595/1964 é responsável por estruturar e regular o Sistema Financeiro Nacional e delimita-se à política da moeda e do crédito, sendo certas as suas atribuições normativas e fiscalizatórias neste espectro. Noutro contexto, o Decreto-Lei 73/66, regula as operações de seguros e de resseguros. “O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), têm competências similares às do CMN e BACEN, respectivamente, porém, em matérias distintas. Muito embora ambos os sistemas possam ser considerados integrantes de um mesmo macro contexto econômico, a separação das competências materiais de cada sistema e dos entes respectivos é bastante clara nas leis vigentes”, argumenta o deputado.

Ele acrescenta que, ao regulamentar a implementação do Sistema Financeiro aberto (Open Banking), o CMN e o BACEN extrapolaram suas competências regulamentares ao incluírem dados de seguros e de previdência privada no rol de informações a serem disponibilizadas no sistema financeiro aberto. “Em que pese coexistam instituições fiscalizadas em ambos os sistemas que cumulem o exercício de atividades financeiras e securitárias, é evidente a incompetência do CMN e do BACEN para disporem sobre matérias alheias às suas atribuições legais, motivo pelo qual torna-se imperiosa a apreciação e aprovação deste Projeto de Decreto Legislativo”, conclui Vergilio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo