Conglomerado Alfa cresce 35% no financiamento de veículos, impulsionado principalmente pelos automóveis flex, elétricos e híbridos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Ramos

Marcelo Bauer, diretor da Financeira do Conglomerado Alfa - Divulgação/Conglomerado Alfa Marcelo Bauer, diretor da Financeira do Conglomerado Alfa - Divulgação/Conglomerado Alfa

O Conglomerado Alfa registrou um crescimento de 35% no volume de financiamento de veículos, de janeiro a novembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Marcelo Bauer, diretor da Financeira do Conglomerado Alfa, o incremento foi obtido, principalmente, pelos automóveis de maior nível de consumo sustentável, como os veículos de combustível flex, elétricos e híbridos, que representou 70% do total de carros financiados pelo banco neste período. Quando observado o crescimento das linhas específicas, no acumulado do ano (até novembro de 2021), o volume financiado de carros elétricos e híbridos cresceu 140% em relação ao mesmo período do ano passado.

No fim de 2020, o Alfa firmou parceria com IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e inicialmente obteve um pacote de financiamento de US$ 265 milhões para compor a sua carteira de empréstimos para a aquisição de automóveis que utilizam combustíveis mais limpos. O projeto representou a primeira operação da IFC com uma instituição financeira brasileira para estimular a mobilidade limpa. O primeiro desembolso, de US$ 165 milhões, já está quase todo comprometido. “A parceria com o IFC previa a liberação de recursos em duas fases e, diante do desempenho que tivemos neste ano, acabamos de receber a liberação, para 2022, do segundo desembolso, de mais US$ 110 milhões para financiar veículos sustentáveis, acima dos US$ 100 milhões inicialmente previstos”, explica o executivo.

Neste ano, o Alfa criou o projeto Alfa Mobility, que consiste em uma linha de financiamento de baixo custo, voltado para veículos mais sustentáveis, com baixa ou nenhuma emissão de poluentes, como os automóveis elétricos e híbridos. “A implantação de estratégias alinhadas às diretrizes ESG seguirá como base nos produtos e serviços lançados pelo Alfa. Por isso, a nossa estimativa é que no próximo ano o financiamento de veículos com combustíveis mais sustentáveis deve seguir crescendo", pontua. Além das linhas voltadas para financiamento de carros, o Alfa conta ainda com produtos de financiamento voltados para projetos de energia sustentável, como as de energia fotovoltaica.

Sobre o Conglomerado Alfa

O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios, sempre visando relacionamento de longo prazo, tendo o cliente no centro.

Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos de Terceiros, Private Banking, Wealth Management, Mercado de Capitais e Fusões & Aquisições, o Conglomerado é formado pelo Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência. Oferecendo segurança, agilidade na resposta e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis da boa causa ESG, que sempre acompanharam sua trajetória.

Fazem parte do Conglomerado Alfa, também, empresas não financeiras de setores diversificados, tais como hotelaria (Rede Transamérica de Hotéis), materiais de construção (C&C Casa e Construção), agroindústria (Agropalma), águas minerais (Águas Prata), alimentos (Sorvetes La Basque), cultura (Teatro Alfa), comunicações (Rede Transamérica de Rádio) e eventos (Transamerica Expo Center).

Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros