Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que deve mudar nos seguros com o home office permanente

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Com a ampla adoção do trabalho remoto durante a pandemia, os seguros de trabalho devem se reinventar para acompanhar a mudança

A pandemia de Covid-19 afetou as relações de trabalho no Brasil e no resto do mundo. Como medida para impedir o contágio da doença, incentivou-se o isolamento social, e muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota, dentro de suas casas. A prática de trabalhar à distância é conhecida popularmente como home office, e abriu alguns debates acerca da cobertura de seguros no trabalho, que é responsabilidade do empregador e deve ser definida com atenção para atender às demandas referentes a esse novo modelo de trabalho.

A crise do novo coronavírus alterou as formas como cidadãos de todo o mundo trabalham, e com o Brasil não foi diferente. Durante a crise sanitária, o home office foi a solução encontrada para que muitas pessoas continuassem trabalhando sem arriscar suas vidas, assim como foi uma medida importante para tentar conter o rápido avanço da doença. O modelo, no entanto, foi implantado para ser uma solução paliativa durante a crise, mas se mostrou eficaz e vantajoso, o que pode fazer com que empresas e colaboradores o mantenham por mais tempo.

Seja o trabalho remoto pleno ou um padrão híbrido – em que os trabalhadores frequentam a empresa apenas em alguns dias ou ocasiões –, é importante definir em que atividades os seguros podem cobrir acidentes. Como os colaboradores dividem sua jornada de trabalho com as tarefas domésticas, apenas os imprevistos que acontecem durante a execução das atividades relacionadas ao emprego é que podem ser cobertos.

Existem alguns outros tipos de seguros que podem ser utilizados nesse cenário do trabalho remoto. Algumas seguradoras, por exemplo, oferecem serviços para cobrir as atividades comerciais realizadas em residência, com uma ampla cobertura que se estende a equipamentos, máquinas, materiais, utensílios, móveis, furtos, desastres naturais, incêndios, entre outros.

Outro tipo de seguro que pode ser utilizado é o seguro de responsabilidade civil do empregador. Ele é acionado quando um colaborador sofre danos corporais durante o período em que estiver executando seu trabalho, ou se estiver a caminho ou retornando do trabalho em veículo da empresa.

Como esse modelo é responsabilidade do empregador, também é ele quem é o segurado. O empregador contará com o auxílio da equipe da seguradora para acompanhar e avaliar o caso, e a empresa de seguros poderá liberar dinheiro para indenizar o funcionário, se necessário. A Lesão por Esforço Repetitivo, por exemplo, pode ser amparada por esse serviço. A LER é uma síndrome resultante do trabalho, e é considerada um acidente de trabalho, onde a pessoa afetada é incapacitada temporariamente de exercer suas funções.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo