Brasil,

O cenário de modernização por meio da RPA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cláudia Oliveira, COO da eCOMEX NSI. Cláudia Oliveira, COO da eCOMEX NSI.

A Automação Robótica de Processos é fundamental para um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo, agregando valor a diferentes setores econômicos do país

Por Cláudia Oliveira*

Atualmente, a presença da tecnologia no ambiente de trabalho é uma realidade incontestável. Isso posto, dentro do escopo do avanço tecnológico sobre o meio empresarial, a RPA (Automação Robótica de Processos, em tradução direta) padroniza etapas operacionais sob a assertividade da máquina, com ganhos de agilidade, precisão e segurança, em meio a um movimento de transformação.

Sendo assim, a importância dessa tecnologia mostra-se ainda mais incisiva no Comércio Exterior. Afinal, estamos lidando com um cenário extremamente desafiador, em que a busca por melhorias processuais é um objetivo compartilhado por todos, sem exceções. No Brasil, em meio à onda de modernização e simplificação do Comex, muitas importadoras e exportadoras procuram por métodos de acompanhar esse momento e desfrutar de vantagens competitivas imprescindíveis.

Neste sentido, sem dúvidas, a RPA pode ser o que faltava para organizações com pouca expertise no assunto.

O processo de transformação digital

A necessidade de automatizar procedimentos é debatida com frequência, dada à relevância do tópico no mercado atual. Entretanto, outro ponto que vale citar é que muitas companhias não sabem por onde começar essa espécie de transição ao digital. Não há nada de errado com isso, especialmente se considerarmos que muitos negócios carecem de uma visão estratégica sobre as possibilidades ligadas à tecnologia, bem como o suporte de especialistas na área.

Toda implementação tecnológica, para que provoque os efeitos desejados, precisa ser completa e personalizada. Deve atender às principais demandas da empresa, sem desconsiderar a mudança cultural que, certamente, influenciará os profissionais envolvidos no cotidiano operacional. Por isso, o auxílio de quem está acostumado a extrair o que há de mais enriquecedor em termos tecnológicos é fundamental.

Com a RPA automatizando processos repetitivos e até mesmo exaustivos, se deixados a cargo dos colaboradores, a organização encontra a oportunidade de readequar as equipes de trabalho para atividades mais estratégicas, que desafiem e estimulem a produtividade das pessoas, valorizando suas maiores capacitações. No Comércio Exterior, essa vantagem se mostra fundamental.

Como resultado, podemos destacar uma cultura corporativa amadurecida digitalmente, com sinergia e equilíbrio para conquistar um novo patamar competitivo.

A RPA e o fluxo de dados

Ao discutirmos a relevância da tecnologia hoje em dia, a figura dos dados sempre acaba puxando uma ampla parcela das atenções. Não por acaso, pois se trata de um elemento prioritário, na medida em que conceitos de análise, cibersegurança e eficiência são fatores decisivos para o sucesso de qualquer negócio. Outra mudança positiva recai sobre a proteção dos dados já que, em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é preponderante que as companhias se preocupem com noções de privacidade, consentimento e transparência.

Dessa forma, pensando no Comércio Exterior e considerando o alto volume de informações compartilhadas, em fontes diversificadas, a automatização do fluxo informacional é uma iniciativa bem-vinda para os que desejam garantir a integridade dos dados e a excelência das operações.

As mudanças atreladas à desburocratização

O Comércio Exterior tem passado por mudanças complexas nos últimos anos, e parte desse fenômeno tem sido representado pela modernização do setor, com ações voltadas para a simplificação da comunicação entre público e privado. Por parte do Governo Federal, soluções e programas digitais têm exigido uma resposta imediata de exportadoras e importadoras, para que elas possam usufruir dos benefícios propostos.

No intuito de deixar aquele passado de excesso de burocracia para trás, a tecnologia é ponto de comum acordo entre todos. Sem ela, dificulta-se a preparação de um terreno empresarial responsivo, flexível e adaptativo. Portanto, a automatização é uma via praticamente obrigatória, que deve ser pavimentada com um diagnóstico preciso e a participação de especialistas.

Logo, a RPA, na prática, modifica as estruturas operacionais a fim de proporcionar ganhos elevados de eficiência, segurança e adaptabilidade. Para os que lidam com o dia a dia do Comex brasileiro, trata-se de uma opção viável e capaz de ampliar o alcance estratégico do gestor, sempre sob o respaldo de um plano de fundo digitalizado. Enquanto isso, vale relembrar que os profissionais atuarão de forma mais inteligente, dentro de um espectro analítico que só valoriza o protagonismo humano.

Ademais, os impactos da RPA para o Comércio Exterior são positivos, uma vez que sua empresa encontre a metodologia de inovação mais compatível com a realidade enfrentada. Por fim, a automação pode maximizar resultados e dar um verdadeiro salto de competitividade, destacando-se em um mercado dinâmico, exigente e que enxerga a tecnologia com olhos positivos.

*Cláudia Oliveira é COO da eCOMEX NSI, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MIT em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP.

Sobre a eCOMEX

Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar