Brasil,

Jovens Líderes: Como Se Tornar Um e Se Destacar no Mercado de Trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Felipe Iotti Head de RH Gi Group Felipe Iotti Head de RH Gi Group

Head de Recursos Humano do Gi Group Brasil aponta características necessárias para quem assume o cargo antes dos 30 anos

Qual é a faixa etária de um líder para ser considerado jovem para o cargo? A questão é relativa, mas, em média, antes dos 30 anos profissionais que assumem cargos de liderança podem entrar nessa classificação.

Para chegar ao posto são imprescindíveis algumas características como observa Felipe Iotti, Head de Recursos Humanos do Gi Group Brasil, um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho.

"Proatividade, antecipação aos problemas, pensar fora da caixa, visão holística, perfil influenciador e facilidade em assumir riscos são alguns dos pontos-chave.

E devemos destacar a capacidade de autodesenvolvimento, afinal, o profissional apenas conseguirá uma carreira acelerada se for um embaixador do seu próprio desenvolvimento e estiver sempre atento às oportunidades de aprendizado”, detalha Iotti.

Além disso, o profissional deve ter clareza do que deseja alcançar na sua carreira e criar um plano de ação para chegar aonde deseja. Iotti ainda ressalta que a liderança é uma habilidade que pode ser aprimorada, por isso, é necessário buscar os feedbacks dos pares, gestores e mentores. O primeiro passo para o crescimento é identificar em que pontos se devem concentrar os esforços de melhorias e estar aberto aos conhecimentos que pessoas com mais experiências podem dividir, ajudando no desenvolvimento”, complementa.

Características que destacam um jovem líder

De acordo com Felipe Iotti, alguns atributos podem contribuir para esta etapa da carreira, como:

- Performance acima do esperado de forma consistente: muitas vezes, quando um gestor precisa definir quem de seu time poderá ser promovido, serão considerados dois vieses: performance e comportamento/competências. Assim, um profissional que possui entregas diferenciadas, superiores ao acordado em velocidade, quantidade ou qualidade, tende a se destacar e crescer de forma acelerada na carreira.

- Comportamento: profissionais que buscam autodesenvolvimento e são proativos, por exemplo, se voluntariando para um projeto que oferece oportunidade de aprendizado, ganham destaque no time.

- Perfil de liderança: um líder é naturalmente identificado pelo time. São profissionais que possuem perfil influenciador e costumam se posicionar de forma diferenciada em relação aos demais da equipe. Por exemplo, em situações em que o líder formal da equipe não está disponível, esses profissionais acabam se colocando à frente das situações, muitas vezes acabam sendo procurados de forma automática por outros da organização.

Contudo, o mercado de trabalho ainda pode apresentar preconceito em relação aos jovens profissionais em posições de líderes.

Para o Head de Recursos Humanos do Gi Group Brasil, isso normalmente ocorre em duas circunstâncias. Em uma delas é na liderança de outras pessoas com mais tempo de experiência e quando a diferença de idade em relação aos pares é considerável. “Algumas pessoas ainda acham que experiência e maturidade estão diretamente relacionadas com tempo ou com idade quando, na verdade, está relacionada às situações vividas e a qualidade do tempo investido em algo”, explica. “Um jovem líder pode sofrer algum tipo de preconceito por parte de seus pares pelo mesmo motivo: confundir maturidade com tempo”, acrescenta Iotti.

No Gi Group, programas como Talent Management são ideais para mapear os profissionais da organização com base em suas performances e potenciais. Com a gestão de talentos, é possível identificar fortalezas e pontos de melhoria, criando, a partir dessas discussões, os PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual), no qual ações são praticadas para ajudar o profissional em seu crescimento.

“Assim, é possível criar planos de desenvolvimento individuais, com base no que foi mapeado e levando em consideração as ambições de carreira de cada um”, conta Felipe. Desta forma, os jovens profissionais são desenvolvidos por meio de ações realizadas na prática, relacionamento como mentorias, feedbacks e coaching e por meio de desenvolvimento formal como treinamentos, cursos etc.

Além disso, esse tipo de programa auxilia também no mapeamento do plano de sucessão, no qual são identificados profissionais para serem preparados, de acordo com seu potencial, para as posições de liderança, criando um pipeline de talentos.

Sobre o Gi Group - Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, Programas de Estágios, Projetos de Terceirização (BPO – Business Process Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria em Desenvolvimento Organizacional. No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização, que o levou a estar hoje presente em 58 países da Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC – World Employment Confederation. O Gi Group tem faturamento de 2,5 bilhões de euros e atende mais de 20.000 empresas por meio de 650 filiais em todo o mundo e mais de 4.500 funcionários diretos. No Brasil desde 2008, o Gi Group possui 21 filiais espalhadas por todo o território do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar