Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Telemedicina continua sendo alternativa viável e segura para desafogar as filas, apesar da espera causada pelo recente aumento da procura

Freepik Freepik

Empresas estão reforçando capacidade de atendimento, mas falta de regulamentação plena do exercício da telemedicina é um dos principais entraves para vencer o atual desafio na saúde pública

Os números de atendimentos por telemedicina para casos de Influenza e COVID-19 entre os associados da Saúde Digital Brasil dispararam, saltando de 7 mil para 15 mil, entre o Natal e o Ano Novo para 50 mil atendimentos na primeira semana de janeiro e não param de subir. De acordo com Caio Soares, presidente da Saúde Digital Brasil, é evidente que esse crescimento exponencial sobrecarrega o sistema de saúde público e privado, especialmente os que prestam primeiro atendimento ao paciente, seja presencialmente ou remoto. No entanto, a telemedicina continua sendo uma alternativa viável e segura para desafogar as filas nos postos de saúde, pronto-atendimentos e hospitais, evitando assim dificuldade de atendimento ainda maiores para os pacientes.

O executivo conta que para tentar minimizar essa sobrecarga, os associados da Saúde Digital Brasil e prestadoras de serviços de telemedicina estão ampliando o número de médicos e profissionais de saúde no atendimento. No entanto, a ausência de uma regulamentação clara e plena pelo exercício da telemedicina se apresenta como uma das causas impactantes que desafiam a contenção dessa sobrecarga. Afinal, sem segurança jurídica, não há investimento tecnológico e tampouco na formação técnica e específica de profissionais. “Se tivéssemos a telessaúde regulamentada, certamente teríamos mais capital humano, mais investimento e melhores respostas para essa crise atual”, enfatiza o especialista.

Importante ressaltar que, o atendimento via telemedicina não difere do presencial, seja para tirar dúvidas, formalizar diagnósticos, solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados, entre outras, com a vantagem de ser mais acessível, prática e segura. Afinal, todos esses documentos são rastreáveis e invioláveis, emitidos com assinatura digital.

Evitar ao máximo aglomerações, seguir com os cuidados de higiene, o uso de máscaras e a vacinação são recomendações mandatórias no momento. Além disso, procurar um médico e realizar o teste sempre que tiver sintomas ou contato com contaminados também é importante para o controle e combate a essa nova fase de fortíssimo crescimento de casos.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo