Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Janeiro branco: Momento ideal para repensar as políticas e os benefícios corporativos em prol do bem-estar e da saúde mental no ambiente de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Sua empresa proporciona qualidade de vida aos colaboradores? Sua equipe é saudável e feliz? Vidalink Mind oferece suporte ao tratamento dos cuidados emocionais, além de conteúdos úteis para a implementação de mudanças de hábitos para evitar doenças (como burnout e ansiedade) e ter um 2022 mais equilibrado e produtivo

A busca pela qualidade de vida no ambiente empresarial nunca esteve tão urgente como agora, afinal as doenças mentais são a 2ª maior causa de abstenção e afastamentos no trabalho e a 3ª maior em perícias médicas no INSS - a Previdência Social já registrou mais de 70 mil casos de afastamento por este motivo. Por isso, a campanha “Janeiro Branco” chama a atenção para o tema em um período em que as pessoas estão dispostas a reescreverem suas histórias. "As empresas estão investindo cada vez mais em seu capital humano, oferecendo benefícios corporativos que valorizam as capacidades individuais e ensinam a lidar com os assuntos emocionais. Desta forma, é possível evitar as doenças físicas e mentais, como a síndrome de burnout e a ansiedade, tão comuns nas rotinas dos colaboradores”, explica a Dra. Luciane Vecchio, Psicóloga Clínica, especialista em desenvolvimento humano e parceira da Vidalink no desenvolvimento do produto Vidalink Mind.

Na visão da psicóloga, o combate às doenças mentais é uma ação conjunta, em que o colaborador também tem a responsabilidade de se questionar sobre como lida com as pressões e os desafios profissionais e pessoais e, até mesmo, como pode auxiliar um colega ansioso. “A qualquer momento podemos apresentar algum tipo de sofrimento psíquico desencadeado pelas mais diversas razões: estresse no trabalho, medos, problemas afetivos ou familiares, traumas, mudanças sociais, inseguranças internas. O que diferencia um problema emocional, que necessita de tratamento, de uma tristeza comum é a forma como lidamos e o quanto isso interfere em nosso equilíbrio. Quanto mais ignoramos o assunto, mais suscetíveis ficamos a uma série de doenças que envolvem o agravamento da ansiedade, do estresse e distúrbios psicológicos mais graves, responsáveis por incapacitar ou comprometer as nossas vidas, nos mais diferentes sentidos”.

Consolidada como a maior WellTech brasileira, a Vidalink incluiu no seu Plano de Bem-Estar, o pilar Vidalink Mind, solução completa para os RH´s incentivarem os seus colaboradores sobre os cuidados com a saúde mental. O produto se diferencia por ser o mais abrangente do mercado, com avaliação inicial e acompanhamento trimestral de cada indivíduo; acesso à plataforma de terapia online do Zenklub; subsídio em medicamentos por meio do pilar Vidalink Med; e trilhas de conteúdos digitais, criadas por especialistas, para suporte ao tratamento dos cuidados emocionais, principalmente para os quadros diagnosticados de depressão, burnout e ansiedade.

“Ter saúde mental é saber gerir o estresse, conviver com outras pessoas, tomar decisões, adaptar de forma consciente as nossas emoções e comportamentos às diversas situações da vida. É ser resiliente em momentos desafiadores, mas saber quando pedir ajuda de um profissional. O Vidalink Mind foi desenvolvido para auxiliar a jornada de bem-estar, na busca de uma vida mais saudável e equilibrada, dentro e fora do ambiente de trabalho. Nós, da Vidalink, acreditamos que é preciso uma maior conscientização e mudanças de paradigmas a respeito da mente saudável. Inclusive, isso faz parte da nossa cultura da construção do bem-estar corporativo que tanto fomentamos”, enfatiza o CEO e co-fundador da Vidalink, Luis González.

As consequências das pressões no ambiente de trabalho

Passamos boa parte do tempo lidando com questões relacionadas à vida profissional. Sendo assim, as cobranças, as relações com os colegas e as pressões do dia a dia podem ser extremamente estressantes, levando a uma completa exaustão. “É justamente por conta desse contexto que o uso de álcool e de drogas tem aumentado nos últimos anos e se tornado um desafio com o qual as empresas precisam saber como lidar. Afinal, além de afetar diretamente a saúde do colaborador, esse tipo de comportamento interfere diretamente na produtividade e nos altos índices de absenteísmo e turnover. Precisamos parar de glamourizar e valorizar o comportamento workaholic, que apenas colabora para o esgotamento físico e mental. A dica vale também para quem está fazendo home office, afinal muita gente sente que não está efetivamente trabalhando se não estiver no escritório, mesmo produzindo muito”, alerta Vecchio.

Questione-se sobre a sua rotina profissional

Você se sente triste, como se sua energia estivesse sendo consumida?
Você pensa negativamente sobre seu emprego?
Se considera menos sensível com outras pessoas do que possivelmente elas merecem?
Fica irritado (a) facilmente com os pequenos problemas ou com seus colegas de trabalho?
Se sente incompreendido (a) ou não muito bem visto por seus colegas de trabalho?
Acredita que não há ninguém com quem possa conversar?
Acha que está realizando menos do que deveria?
Se coloca em um nível desconfortável de pressão para obter sucesso?
Não consegue o que quer fora do seu emprego?
Você sente que está na empresa ou na profissão errada?
Está frustrado (a) com determinados aspectos de seu trabalho?
A burocracia e a política organizacional frustram sua habilidade de realizar um bom trabalho?
Tem mais trabalho do que é capaz de realizar?
Não tem tempo para planejar e realizar um trabalho com qualidade?
A infelicidade com o trabalho paralisa sua vida em todas as áreas, destruindo relacionamentos?

O que fazer quando um colega de trabalho apresenta um quadro de ansiedade?

Conviver com uma pessoa que sofre com crises de ansiedade nem sempre é fácil, ainda mais no ambiente corporativo. Portanto, é importante:

Escutar e dar atenção, sem julgar ou achar que é frescura ou “mimimi”;

Praticar a respiração profunda junto com a pessoa e propor pensamentos positivos;

Respeitar os limites da pessoa em questão. Muita gente não consegue receber uma ajuda direta, preferindo concentrar-se na sua melhora primeiro. Tem casos em que a pessoa fica tensa, caso seja orientada a proceder de outras formas que não as que está acostumada.

SOBRE A VIDALINK - A companhia possui mais de 200 clientes corporativos, entre empresas nacionais e multinacionais, como IBM, iFood, Johnson & Johnson, Vivo, entre outras. Unindo tecnologia e bem-estar, a Vidalink se consolidou com a maior WellTech do Brasil, sendo a única a oferecer o Plano de Bem-Estar, benefício corporativo com seus pilares de atuação que incluem alimentação saudável, saúde mental, atividade física e subsídio em medicamentos. Tudo isso amparado por uma de suas grandes acionistas, a CVS Health, maior empresa mundial de saúde.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar