Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

6 previsões de cibersegurança para 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessyca Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual Por Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual

O ano de 2021 foi impressionante para a segurança cibernética. As violações de dados de alto nível perturbaram os setores público e privado, as demandas de ransomware atingiram novos patamares e os regimes aumentaram seu controle sobre a vigilância e a censura.

Com o fim do ano, os especialistas em segurança cibernética da Nord Security se reuniram para discutir as implicações dos desenvolvimentos do ano passado e fazer previsões informadas para o futuro da segurança cibernética. Veja:

- A taxa de sucesso dos ataques cibernéticos a empresas diminuirá, mas ainda permanecerá acima dos níveis anteriores à pandemia. Após dois anos de crescimento exponencial em ataques cibernéticos, prever o oposto pode parecer contraintuitivo, mas os problemas de segurança apareceram no radar de muitas empresas, possivelmente o suficiente para obrigar muitas a investirem em segurança cibernética.
- A demanda por ransomware como serviço (RaaS) aumentará. A extorsão cibernética tem se mostrado lucrativa para gangues de ransomware e chamou a atenção de criminosos que não têm as habilidades para desenvolver malware por conta própria. Com o modelo RaaS, o software de ransomware se torna uma mercadoria fácil de comprar e vender na dark web. Em 2021, dois terços de todos os ataques de ransomware envolveram o modelo RaaS. Com os ciberataques tornando-se manchetes com mais frequência do que nunca, a demanda por RaaS aumentará em 2022.
- Os hackers vão concentrar seus esforços em ataques à cadeia de suprimentos. Após os dois anos de turbulência nas cadeias de suprimentos em todos os setores, os cibercriminosos buscarão capitalizar nessa parte intrincada da economia global. Os atores envolvidos nas cadeias de suprimentos dependem uns dos outros, o que os torna um alvo tentador para os cibercriminosos. Um ataque a uma empresa coloca uma pressão crescente sobre várias, aumentando a chance de pagamento de resgate. É por isso que a recuperação das cadeias de suprimentos se tornará o principal alvo de ataques cibernéticos em 2022.
- Assistiremos a uma corrida entre os avanços em tecnologia de comunicação e ferramentas com o objetivo de suprimi-lo. Os regimes autoritários que veem a Internet como ameaça ao seu poder copiarão a estratégia de censura da Rússia ou da China. Anunciada em 2019 e usada pela primeira vez em 2021, a campanha de censura na Internet da Rússia é uma das mais avançadas e fáceis de implementar do mundo.
- O spyware terá papel importante no arsenal de inteligência de estados familiarizados com a coerção. De regimes autocráticos na China e Arábia Saudita a democracias como Índia e Israel, o uso de spyware para rastrear dissidentes e declarados “inimigos do estado” aumentará em 2022. O mundo desenvolvido também enfrentará tentativas de aumentar a vigilância sobre o público, desafiadoras da privacidade nos setores público e privado. O anúncio recente da Apple sobre a digitalização de fotos representa o primeiro. O último já está acontecendo na Austrália, após uma recente repressão aos direitos de privacidade.
- À medida que os computadores quânticos começam a ter mais tração, os benefícios potenciais vão lado a lado com os danos que também podem surgir. Para se defender contra ameaças emergentes, a criptografia pós-quântica provavelmente começará a amadurecer junto com a computação quântica.

Essas são apenas algumas previsões de cenários que os especialistas enxergam no nosso futuro. É de suma importância se prevenir para evitar ser atingido.

*Por Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) – e-mail:

Sobre a NordVPN

A NordVPN é o prestador de serviços de VPN mais avançado do mundo e mais orientado a segurança que a maioria dos serviços de VPN. Seu objetivo é se tornar a VPN mais fácil de ser utilizada do mundo, com foco na experiência do utilizador. A NordVPN disponibiliza dupla encriptação VPN, bloqueio de softwares maliciosos e Onion Over VPN. Seus apps proporcionam um algoritmo único, permitindo a ligação automática ao servidor mais rápido disponível. O produto é muito intuitivo, oferece um dos melhores preços no mercado, tem mais de 5000 servidores em todo o mundo e é compatível com P2P. Para mais informações, visite o site nordvpn.com/pt-br/.

Por Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar