Brasil,

Job Hunter aposta em contratações com foco na cultura organizacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Keller
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Job Hunter aposta em contratações com foco na cultura organizacional

Especialista em preparar e recolocar profissionais em cargos executivos, Emília Leme explica a importância de conectar pessoas e marcas com códigos culturais compatíveis

O mercado de trabalho está em constante movimento. Nos dois últimos anos, empresas tradicionais foram obrigadas a passar por grandes transformações que abalaram, inclusive, sua cultura organizacional. Em paralelo, centenas de startups começaram a surgir, batendo recordes de captação de investimentos e abrindo novas vagas de emprego.

Com o fim do lockdown, as empresas voltaram a contratar, mas esta não tem sido tarefa fácil para os RH’s (profissionais de Recursos Humanos). Além de as empresas terem sido forçadas a repensar processos, valores e cultura interna, os profissionais começaram a buscar novas experiências na carreira, trabalho híbrido e melhores condições de vida.

Segundo a Job Hunter Emília Leme, com tantas mudanças, a taxa de insucesso em contratações de altos executivos está muito alta. “Tenho visto executivos que trabalharam a vida toda em multinacionais sendo contratados por startups, sem terem nenhum fit com a cultura da empresa. Sem este alinhamento, é raro que a contratação seja duradoura”, explica a especialista.

Diante desta constatação, ela tem trabalhado com executivos que buscam recolocação para conectá-los a empresas que tenham compatibilidade com sua personalidade e com sua experiência profissional.

“O escopo de trabalho, a oferta de salário e o nome da empresa podem ser muito atrativos, mas se a cultura não bater com a personalidade do candidato, ele terá dificuldades em se adaptar”, afirma Emília.

Quando isso acontece, geralmente o desempenho do profissional é baixo. Ele começa a se desgastar na tentativa de sobreviver em um ambiente adverso e pode acumular doenças como o burnout, diagnóstico cada vez mais comuns em executivos atualmente.

Para explicar a importância de levar em consideração a cultura no processo de contratação, Emília Leme usa o exemplo de uma pessoa que vai morar em outro país.

“Da mesma forma que, se você vai morar em outro país, você precisa respeitar as regras, os costumes e hábitos da cultura local, com as empresas não é diferente. A forma de trabalhar em empresas americanas, é diferente de trabalhar em empresas europeias. O sistema de liderança e hierarquia em empresas europeias é diferente do sistema em empresas chinesas ou japonesas. Portanto, é preciso levar em consideração a experiência que o candidato já teve em sua carreira, para aproveitar pontos fortes, forças e acertar na contratação”, exemplifica a Job Hunter.

É importante considerar o segmento com o qual ele tem mais afinidade: como eram as culturas organizacionais das empresas onde ele já trabalhou? Quais são os valores das empresas e quais são os valores da pessoa que está se candidatando para uma vaga? O candidato tem perfil para uma empresa mais tradicional ou para uma empresa mais inovadora?

Para Emília, desta forma é mais fácil colocar a pessoa certa no lugar certo. O profissional será mais hábil para responder às demandas da empresa, posicionar-se perante seus líderes e garantir um bom relacionamento entre as partes.

Os testes que vêm sendo feitos no mercado podem ajudar nesta avaliação, mas um trabalho dedicado e de longo prazo com um Job Hunter pode ajudar o candidato a entender qual é o seu perfil profissional e quais são as empresas onde ele poderá desenvolver melhor seu potencial.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar