Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entenda como o preconceito impede o desenvolvimento das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empresas que promovem a diversidade e inclusão se destacam no mercado (Foto: Freepik) Empresas que promovem a diversidade e inclusão se destacam no mercado (Foto: Freepik)

Segundo especialista, promover a diversidade, além dos incalculáveis benefícios para a sociedade, pode fazer o seu negócio decolar

Em 2020, uma pesquisa feita pela ONU revelou um dado assustador: 90% da população mundial tem preconceito contra a mulher. Apesar dos avanços dos últimos anos, o estudo mostra que o machismo, a homofobia e o racismo estão muito mais presentes em todos os países do que se imaginava. E isso é uma notícia desastrosa não só para a sociedade em todos os aspectos, mas também para as empresas.

Segundo o especialista em gestão empresarial e recuperação de empresas, Ricardo Souza, os preconceitos atravancam o desenvolvimento de uma companhia. “O machismo e toda forma de preconceito determinam quem vai fornecer para uma empresa, quem vai comprar dela e, principalmente, quem serão as pessoas que terão cargos de poder e decisão. Quando se limita o acesso de alguns grupos, se limitam as chances de desenvolvimento”, diz Souza, que já comandou empresas como a Sympla e o iFood.

O especialista afirma que as companhias decolariam se fizessem um trabalho forte para combater o preconceito e promover a diversidade em todos os setores. “Quando o ambiente é saudável e todos são tratados com dignidade e igualdade, a produtividade melhora. Além disso, dar voz a todos aumenta a criatividade fundamental para a solução de conflitos, desafios e para o crescimento”, comenta.

Como bem ilustrou a pesquisa da ONU, não é difícil supor que nem todos os donos estão mais preparados para entregar o comando de suas empresas a mulheres. E isso, diz Souza, é um erro grotesco. “Mark Zuckerberg não cansa de falar que quem toma conta do Faccebook, a maior empresa de mídia do mundo, é uma mulher, Sheryl Sandberg. O que não faltam são exemplos de companhias bem-sucedidas comandadas por mulheres. Outro exemplo é a gigante Apple, que tem como CEO Tim Cook, assumidamente gay. Essas empresas não chegariam onde chegaram se mantivessem atitudes preconceituosas”, afirma Souza.

O especialista afirma que organizações que promovem a diversidade e inclusão se destacam e atingem um novo patamar. “Quando uma organização combate abertamente o preconceito, os colaboradores aprendem e evoluem. Os clientes e fornecedores entendem abertamente o posicionamento da empresa e isso interrompe o ciclo do preconceito. E, o mais importante, os colaboradores se sentem acolhidos e começam a trabalhar de uma forma engajada, em sua capacidade máxima”, completa o especialista.

Consumo consciente

Outro benefício de combater o preconceito é a fidelização de clientes. Os brasileiros estão mais conscientes no momento de escolher os produtos e marcas que consomem. Segundo o Instituto Locomotiva, 96% dos consumidores entrevistados não comprariam produtos de marcas que, de alguma forma, não respeitem a diversidade. E 85% preferem marcas que apoiem e promovam iniciativas em prol da diversidade. “Manter uma postura preconceituosa afasta consumidores, não há mais dúvidas disso”, diz.

Ricardo Souza é especialista em gestão empresarial e CEO da BeYou Education

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar