Brasil,

ACIC comemora medidas para regularização de impostos para as pequenas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adelaine Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Associações comerciais de todo o Brasil também aguardam a promessa do Ministério da Economia de estender o prazo, pelo menos até 31 de março, para a inscrição dos micro e pequenos empreendedores no Simples Nacional

As medidas editadas pelo Governo Federal nesta terça-feira, 11 de janeiro, para regularizar impostos devidos por MEIs (Micro Empresários Individuais) e empresas inscritas no Simples Nacional estão sendo consideradas “absolutamente essenciais” para a sobrevida desses pequenos negócios pelas Associações Comerciais - entre elas a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) - que realizaram esta semana um trabalho muito forte junto aos deputados e ao Ministério da Economia, por meio de suas Federações, para mostrar quanto a renegociação das dívidas é importante para a sobrevida das pequenas empresas e, consequentemente, para a manutenção dos empregos que elas geram.

Após o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que previa a criação de um programa de renegociação de dívidas para pequenos negócios, as Federações das Associações Comerciais - como a Facesp (Federação das Associações Comerciais do estado de São Paulo) - passaram a fazer forte pressão para tentar reverter a situação.

Assim, estão sendo vistas com otimismo as duas medidas que foram publicadas hoje, terça-feira, em “edição extraordinária do Diário Oficial da União", e que permitem o pagamento das dívidas com entrada de 1% do valor total, além de desconto em juros, multas e encargos legais. As Associações Comerciais também aguardam com otimismo a promessa do Ministério da Economia quanto à prorrogação do prazo de adesão ao Simples Nacional que venceria em 31 de janeiro próximo. As Associações solicitaram a prorrogação até abril, mas saíram da reunião com a promessa de que o prazo seria estendido pelo menos até 31 de março.

São 1,8 milhão de empresas, das quais 160 mil são MEIs, inscritas atualmente na dívida ativa da União por débitos do Simples Nacional. O valor total dos débitos do Simples Nacional inscritos na dívida ativa do Governo Federal é de R $137,2 bilhões.

“A grande maioria daquelas que estavam com dívidas, teria apenas até o último dia de janeiro para quitá-las ou seriam desenquadradas do Simples Nacional. Muitas teriam que fechar as portas por não terem condições de enfrentar uma nova situação tributária. Permanecer no Simples e ter a possibilidade de renegociar as dívidas são medidas que representam a grande salvação para um número enorme de empresas que sofreram muito com a pandemia em 2020 e 2021”, explica Adriana Flosi, presidente da ACIC.

De acordo com a Facesp, sem o parcelamento especial, milhares de empregos no país estarão em risco, sendo fundamental, neste momento, dar fôlego às microempresas, que têm menos capacidade que as grandes empresas para atravessar 2022. O veto do presidente, segundo a entidade, “fere diretamente mais de 18 milhões de empreendedores que, por mais de dois anos, enfrentam o pior cenário possível nos negócios, fonte de sustento de suas famílias”.

“Com a prorrogação do prazo para inscrição no Simples Nacional até 31 de março os empreendedores terão mais tempo para participarem do Refis e, na sequência, estarem aptos para aderir ao Simples em 2022”, explica o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar