Brasil,

Carta Aberta ao Presidente Jair Bolsonaro : Pedimos a devolução dos R$ 4.000.000.000,00 parados do DPVAT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando LuÍs Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando LuÍs Francisco Armando LuÍs Francisco

Presidente,

Não faz qualquer sentido guardar R$4 bilhões debaixo do colchão - do quarto de dormir - da Caixa Econômica Federal.

Em vista disso, apesar de não ser o tema aqui desta carta, a impunidade dos fraudadores do DPVAT é visível, num país que não quer se manter mais atrasado. Em outras nações mais adiantadas - muito provavelmente - estariam presos.

Até porque, as duas coisas deveriam receber maior atenção do governo. Entretanto, o primeiro assunto é o mais urgente.

Imaginemos assim, que cerca de US $700 milhões entrariam na economia imediatamente. E, para quem não sabe o que significam R $4.000.000.000,00, significam R $200,00 para 20.000.000 de pessoas. Estes US $700.000.000, injetados na economia, consertaria certas brechas nas paredes deficitárias.

Mas vamos falar da parte administrativa do seu governo. Pense no quanto os brasileiros seriam gratos por receber este dinheiro. E acredite que isto poderia ser feito ainda neste final de ano. Quem sabe um malfadado sonho de natal. Impossível? Talvez. Mas se a utopia não é uma realidade, também promove o direito de sonhar com um natal com presentes.

Independentemente do pragmatismo político de quaisquer das vertentes e regimes que desejam a governança do Brasil, neste momento, a prerrogativa e a cobrança são somente de seu governo.

Ao devolver esta soma aos milhões de brasileiros, possuidores de veículos automotores, contribuir-se-ia para a satisfação do cidadão comum.

O problema todo é que esse dinheiro parado - em redundância - não movimenta a economia. E o que mais precisamos neste tempo de pandemia é de uma injeção brutal de capital no celeiro do Brasil.

O absurdo é que o dinheiro não pertence ao governo. Para ilustrar melhor, a soma aplicada em 10% de juros e correção monetária pagaria toda a sinistralidade do DPVAT de 2021.

Apesar do governo não estar cobrando da população o valor do seguro DPVAT, quantos anos seriam necessários para se gastar todo este dinheiro?

Com convicção, acredito que o governo não faria isso pensando nas Eleições de 2022. Afinal, não se trata de uma questão eleitoral.

E, objetivamente, acredito que vossa excelência não saiba que este grande volume de dinheiro esteja realmente enterrado no cofre da CEF, sem sentido algum de objetivos sociais. Portanto, não se trata de reservas públicas.

A mudança de visão para este tema deve exemplificar o cerne deste meu pedido ao Presidente da República. Aliás, vejamos assim, a frota nacional é de, aproximadamente 110.812.821 veículos automotores, divididos da seguinte forma:

fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-denatran/frota-de-veiculos-2021

Portanto, qualquer valor que chegue ao contribuinte, por ser um direito de restituição, vai gerar não somente gratidão pelo estorno devido, mas promoverá a justiça social.

Assim, o dever de devolver o numerário ao contribuinte é do governo. E o encargo de encontrar uma solução para a questão também é do governo. O compromisso de termos uma nova proposta legislativa para um novo seguro social também deveria ser do governo. E a atribuição em cima de dever exige ação apropriada.

  • Creio, também, que a tarefa seja rápida; deste cidadão retirar o valor na boca do caixa da CEF, ou depositado em sua conta.

O fato maior é o seguinte: a ação traz o consenso político. Afinal, qual político ou partido vai questionar a devolução do dinheiro ao mais carente, num momento de fragilidade social? Seria desumano e inoportuno! Até porque, em consenso, entre os maiores colhedores dos resultados desta ação estariam os próprios gestores da autarquia.

Encerro este pedido assim: seja R $40,00 ou R $200,00 devolvidos ao cidadão brasileiro, onde muitos não têm nem mesmo o que comer, com toda a convicção iria ajudar este país a passar por esta crise da pandemia. Pense, novamente, sr. Presidente Jair Messias Bolsonaro: que R $4 bilhões voltando a economia brasileira é tudo que um bom governante quer.

Armando LuÍs Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar