5 dores das seguradoras e como resolvê-las com tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JRS

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Conheça soluções a partir da análise inteligente de dados

Em um mundo cada vez mais digital, as oportunidades de mercado são valiosas, mas vêm acompanhadas de desafios à altura. É nesse contexto que as seguradoras aceleram o investimento em tecnologia para aprimorar processos, ter mais agilidade e obter diferenciais competitivos na tentativa de se destacar.

Nos últimos anos, termos como Big Data Analytics e Inteligência Artificial ganharam espaço no setor de seguros pela capacidade de guiar a tomada de decisões seguras e precisas. A Neoway, líder da América Latina nesse setor, oferece soluções automatizadas que ajudam as seguradoras a evitar perdas por meio de tecnologias avançadas.

A pedido do JRS, a Neoway listou 5 dores enfrentadas pelas seguradoras e que podem ser resolvidas com o uso de análise de dados inteligente. Saiba abaixo quais são elas e o racional por trás de cada solução:

1 – Combate a fraudes

O Brasil é um dos países mais visados quando o assunto é fraude, e o setor de seguros está entre os alvos principais dos golpistas. Dados da pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostram que no primeiro semestre de 2020, 13,5% dos sinistros abertos foram considerados suspeitos; 15% desse total foram comprovados como fraudes, um prejuízo de R$ 329,5 milhões.

A forma mais eficiente de combater ameaças desse tipo é utilizar soluções digitais de análise de dados em toda a esteira do relacionamento com os clientes. Assim, é possível atuar de forma preventiva nas três frentes que costumam gerar maior número de incidentes: compliance, onboarding e sinistro.

No compliance, por exemplo, as soluções da Neoway permitem avaliar o histórico de fornecedores e suas partes relacionadas por meio do cruzamento de dados próprios com informações públicas. Tudo isso é feito rapidamente, de maneira automatizada e com informações atualizadas, minimizando as chances de erros e de inconsistências.

No onboarding, a tecnologia faz a validação dos dados fornecidos pelos clientes no processo de cadastro para confirmar que a pessoa é quem diz ser. O levantamento é capaz de identificar uma série de indícios relevantes, por exemplo, quando há tentativa de contratação de seguros em nome de pessoas que tenham a confirmação de falecimento na Receita Federal.

Na etapa do sinistro, a tecnologia entra em cena para checar a veracidade do fato ocorrido ao criar esteiras com scores de risco para diferenciar bons clientes, com baixa probabilidade de fraude, dos possíveis fraudadores. Esses fluxos são customizáveis e podem contar com etapas de validação de documentos, quizzes de identificação e até a inclusão de variáveis mais complexas de varredura de dados. Dessa forma, evitam-se pagamentos indevidos.

2 – Lentidão no processo de onboarding

A demora na análise da documentação de um novo cliente gera insatisfação e pode motivar a fuga para empresas concorrentes. Ao optar pelo fluxo automatizado em detrimento das análises manuais, as seguradoras ganham nas duas pontas: aprovam um número muito maior de clientes em menos tempo, sem deixar de lado a segurança, e melhoram a experiência do usuário.

3 – Dificuldade de precificação e criação de produtos personalizados

A inteligência de dados é uma grande aliada na hora de precificar melhor as ofertas e elaborar produtos alinhados a cada perfil de cliente. Essa possibilidade ganha força a partir do Open Insurance, projeto que cria um ecossistema de integração de dados e serviços.

Nessa nova era, o fluxo de informações é livre entre as seguradoras, o que permite a criação de produtos baseados em históricos individuais, e não genéricos. Tudo isso com o devido consentimento do cliente, que se torna capaz de comparar e escolher opções mais vantajosas de acordo com as suas necessidades.

Ao combinar dados internos e de mercado com tecnologias avançadas, as soluções digitais da Neoway reconhecem padrões de comportamento e oferecem respostas concretas que orientam os times na abordagem comercial. Assim, fica mais fácil acertar na precificação e aumentar as chances de conversão nas vendas.

4 – Dificuldade de expansão da rede credenciada

O avanço da digitalização no setor de seguros eliminou as fronteiras físicas e ampliou o leque de oportunidades nas vendas. Com isso, seguradoras que atuavam regionalmente passaram a vislumbrar novas oportunidades independentemente da localidade.

Para que o processo seja frutífero, é preciso expandir a rede de atendimento de forma rápida e eficiente. O caminho mais adequado é utilizar o cruzamento de dados de mercado com os da carteira atual de clientes para identificar as melhores oportunidades onde se possa atender os clientes de forma vantajosa. Dessa forma, as seguradoras conseguem expandir as vendas em conjunto com a disponibilidade da rede credenciada.

5 – A busca por novos clientes no ambiente digital

A aquisição de seguros por canais digitais disparou nos últimos anos e impôs desafios sobre o melhor uso dos dados. Saber tirar o proveito máximo dessas informações é um diferencial competitivo. Na busca pela ampliação do conhecimento do cliente, soluções como APIs e chatbots se destacam.

As APIs funcionam como uma espécie de ponte que leva informações de um lado para o outro. Por meio delas, é possível fazer consultas a aplicações de outras empresas e acessar informações que não estão disponíveis “em casa”.

Um exemplo prático é o processo de validação dos dados pessoais na aceitação de novos clientes. Nesse caso, a API da Neoway é consultada para checar a veracidade das informações apresentadas. Extrair insights desse fluxo de dados pode levar à criação de produtos mais personalizados.

Outra ferramenta relevante nesse sentido são os chatbots e as soluções de corretores online – ambas contam com o poder da Inteligência Artificial para estabelecer interação com os clientes e aumentar o conhecimento sobre as suas necessidades.