7 dicas de Marketing Digital para Seguradoras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joel Gomes

Crédito da Imagem: Pixabay Crédito da Imagem: Pixabay

As empresas nos dias de hoje devem investir em uma boa presença online, garantindo assim interação com o público, fidelização de clientes, relevância competitiva e um melhor posicionamento da marca.

Ter um site, um bom serviço de hospedagem de sites e um registro de domínio são alguns dos elementos essenciais para que as empresas tenham essa presença online e ainda consigam colocar em prática as estratégias de Marketing Digital.

Isso vale, inclusive, para as empresas que atuam no mercado de seguros. Ainda que obter um seguro seja um investimento importante para qualquer pessoa, é necessário que tais companhias se destaquem entre as concorrentes.

Por isso, o Marketing Digital se torna uma peça fundamental para que uma seguradora tenha visibilidade e um vantajoso alcance de público. Para entender mais acerca desse assunto confira as informações que preparamos nos tópicos a seguir.

Conheça algumas dicas de Marketing Digital para o segmento das seguradoras

No nosso cotidiano a influência da internet é evidente. Apenas o fato de consultarmos o Google para solucionar qualquer dúvida já é um nítido exemplo disso.

Se a internet é tão presente no dia a dia das pessoas em geral, o mesmo vale para as empresas, inclusive para as que atuam no mercado de seguros.

Por essa razão, para acompanhar as alterações de hábitos e o comportamento dos consumidores, as seguradoras precisam utilizar o Marketing Digital para se tornarem mais competitivas e facilitar as ações que visam alcançar mais clientes.

Os consumidores já sabem que um seguro de carro, de vida ou de saúde é importante para trazer mais tranquilidade e solucionar os problemas com mais rapidez.

No entanto, como destacar a sua seguradora nesse mercado tão concorrido? Dê uma olhada nessas dicas abaixo.

1- Blog de Conteúdo

A engrenagem que move o Marketing Digital é o conteúdo. É o conteúdo que vai atrair o consumidor para a seguradora. Além disso, é por meio dele que o público vai ficar por dentro de todas as vantagens que um seguro traz.

O bom conteúdo desperta o interesse do público em adquirir o serviço, seja ele um seguro de viagem, saúde ou algum outro tipo.

Nesse caso, o blog atua como um local onde a seguradora disponibiliza conteúdos relevantes - e muitas vezes persuasivos - para quem tem interesse ou dúvida sobre as vantagens e as possibilidades que os seguros oferecem.

O blog atua como um complemento ao site da seguradora. Se o site é a vitrine da seguradora na internet, trazendo informações básicas sobre contato, endereço e os serviços, o blog é o local para trazer conteúdo mais aprofundado.

Postagens que informam o público acerca das diferenças entre os sinistros, definições sobre carência e área de cobertura, trazem mais credibilidade e autoridade para a seguradora, melhorando de forma significativa a presença online.

Não é difícil ter um blog hoje em dia. Ferramentas como o WordPress, Joomla!, Zyro e outras permitem criar um blog de um modo rápido e prático.

Crédito da Imagem: Pixabay

2 - Google Meu Negócio

Mesmo que você tenha um projeto web com registro de domínio, é importante expandir a sua presença digital. A ferramenta Google Meu Negócio é uma aliada importante para ajudar nisso, ainda mais se levarmos em conta o quanto as pessoas utilizam o Google no dia a dia.

Pense que bom seria se quando alguém digitasse “Corretora de Seguros ” no Google, esse usuário encontrasse os anúncios da sua empresa nas primeiras posições, junto com os sites que mais tem relação com essa busca.

Desse modo, a sua empresa estará em evidência e visível para os clientes que apresentam maior potencial de compra, pois já estão navegando e avaliando preços e vantagens.

Além do mais, um dos benefícios de utilizar essa ferramenta do Google é segmentar o público, bem como trazer informações relevantes sobre a sua seguradora, como contatos, fotos e até avaliações de outros clientes.

Outra vantagem do Google Meu Negócio é trazer informações sobre origem do tráfego e horários de acessos. Tais dados ajudam a entender melhor o público da seguradora e assim criar estratégias de Marketing Digital mais eficientes.

Lembre-se que ao utilizar essa ferramenta é fundamental manter as informações sobre a seguradora sempre atualizadas.

3 – Não abandone o E-mail Marketing

Ainda falando sobre a importância de disponibilizar conteúdo de qualidade, a outra dica é utilizar o e-mail marketing. Ele é um meio rápido e prático para a seguradora consolidar uma audiência engajada com a marca.

Isso ocorre porque ele possibilita um contato direto e a longo prazo com os leads e clientes, sendo um eficiente método de criar conteúdo segmentado para públicos e propósitos bem específicos.

Outro aspecto é que o e-mail marketing não é invasivo e pode ser personalizado de acordo com o tipo da campanha e as características do público-alvo.

Ele também apresenta um custo baixo de investimento, bem como disponibiliza métricas importantes, apontando como foi o engajamento com o conteúdo.

Entretanto, é importante lembrar ainda que, para a estratégia de e-mail marketing ser eficiente, é fundamental contar com ferramentas próprias para essa iniciativa. O MailChimp e o E-Goi são dois exemplos de ferramentas desse tipo.

Por meio do e-mail marketing, por exemplo, você pode oferecer a sugestão para o cliente assinar uma newsletter da sua seguradora, possibilitando que ele receba com mais frequência o conteúdo que você disponibiliza.

Elas possuem recursos que viabilizam o envio programado e ordenado de mensagens, bem como viabilizam uma boa organização dos seus contatos.

4 – Esteja presente nas redes sociais

Não dá para desprezar a relevância das redes sociais no Marketing Digital. Elas são essenciais para a seguradora garantir a presença online e consolidar a sua marca entre o público.

A razão disso é simples: as redes são populares entre o público. Facebook, Twitter e Instagram (só para citar esses três exemplos) são acessadas diariamente por vários tipos de perfis de consumidores.

Inclusive, tais redes contam com recursos voltados especialmente para facilitar as estratégias de Marketing e garantir um maior alcance. O Facebook Ads e o Instagram Ads são dois exemplos.

No Instagram, por exemplo, é possível entregar conteúdo no formato de enquetes, reels e stories. E se você quer inovar, ainda é possível apostar no Tik Tok como alternativa para o público mais jovem.

O fato é que, independente da rede social utilizada, é fundamental planejar muito bem as ações.

Entre as possibilidades de ações estão a divulgação de promoções e condições especiais que você tem a oferecer para novos clientes ou renovações de seguros.

5 - Invista em atendimento de qualidade

As pessoas estão cientes de que é importante ter um seguro. Porém, entre os principais motivos que fazem uma pessoa (ou empresa) a trocarem de seguradora é a demora no tempo de resposta, ausência de informações completas sobre os processos e os produtos.

Por causa disso, disponibilizar um atendimento ágil, explicar as principais leis do ramo e assegurar um atendimento de qualidade ao cliente faz parte das estratégias.

Com isso você tem condições de trabalhar com mais eficiência a experiência do cliente, desde o primeiro contato até o primeiro pedido de auxílio ou suporte.

Promover um bom atendimento durante todas as fases da compra garante ainda o buzz marketing (também conhecido como Marketing de boca a boca) que é essencial para promover o posicionamento da sua marca e criar mais autoridade para a seguradora.

6 - Vídeos de demonstração

O formato audiovisual está cada vez mais relevante nos dias de hoje, seja nas redes sociais, nos blogs e também nas plataformas de streaming.

Diante disso, a criação de vídeos de vendas que abordam questões pertinentes acerca dos seguros e sobre como eles podem auxiliar as pessoas a resolverem seus problemas se torna uma importante alternativa.

Hoje em dia, é possível contar com várias ferramentas digitais que facilitam a gravação e a edição de vídeos. Inclusive, há diversos apps de celular que pode ajudar nisso como o Inshot e o Vídeo Show.

7 - Pesquisa de mercado

Tais pesquisas são importantes para permitir que a seguradora conheça melhor os seus clientes, o público em geral e os concorrentes, identificando com mais propriedade as necessidades dos consumidores e, assim, avaliar melhor as oportunidades.

De uma forma geral, a pesquisa permite que a seguradora tenha informações estratégicas importantes para tornar suas tomadas de decisões ainda mais adequadas e com alto índice de acerto.

Além disso, a pesquisa de mercado ajuda muito para que as seguradoras avaliem o que podem disponibilizar como um diferencial competitivo para se destacar diante da concorrência.

O público sabe que é importante contar com um seguro à disposição

Um seguro é o tipo de investimento que serve para facilitar uma série de imprevistos que podem envolver a sua empresa, a sua casa, o seu carro, a sua saúde, ou seja, vários aspectos fundamentais do nosso dia a dia.

Porém, diante da grande quantidade de empresas de seguro, é importante saber como manter a sua marca sempre em destaque e mais competitiva. É aí que o Marketing Digital aparece para ajudar.

Por causa disso, tão importante quanto ter um site e um registro de domínio, vale também seguir essas dicas e aplicar o Marketing Digital para a sua seguradora, investindo em um bom conteúdo e uma boa experiência de atendimento.