Metodologias ágeis são aliadas na adaptação ao trabalho híbrido nas empresas
Modelo conhecido como agile squads pode dar mais autonomia às equipes; especialista explica como as organizações podem se adaptar ao formato
A expectativa para 2022 é de que com a retomada das atividades presenciais o modelo de trabalho híbrido ganhe força nas empresas, já que 63% dos brasileiros preferem trabalhar dessa forma, de acordo com dados do Guia Salarial da empresa de recrutamento Robert Half. Porém, organizar times que estão alocados de maneiras distintas será um desafio, e a adoção de novos processos precisará acontecer de forma rápida. Uma das alternativas que pode ajudar nesse momento é a implementação do modelo agile squads.
“As agile squads são um modelo organizacional formado por uma equipe multidisciplinar, normalmente composta por 6 a 12 profissionais, que atuam em um objetivo específico”, explica Sidnei Bunde, CEO da Supero Tecnologia — empresa especialista na contratação de profissionais de Tecnologia da Informação para atender projetos. Bunde também pontua que o formato agile squads prioriza a maneira como as equipes se organizam em torno do trabalho, cabendo a cada time definir a melhor estratégia para executar as tarefas do dia a dia.
"Nesse modelo, a tomada de decisões é feita por um líder focado na funcionalidade e responsabilidade do grupo. Ou seja, um dos seus diferenciais é que a tomada de decisões não precisa aguardar burocraticamente por gestores e líderes que muitas vezes não sabem o que acontece no dia a dia da operação por não estarem focados naquela demanda”, complementa o CEO.
Um estudo da Everis sobre a expansão da agilidade na América Latina mostrou que, entre as organizações brasileiras que participaram da pesquisa, o processo de adoção de metodologias ágeis inicia com a integração da agilidade no setor de Tecnologia da Informação. Especialistas na área acompanham a tendência e observam quais são os fatores que incentivam as organizações a investirem no método.
"No dia a dia de trabalho, por exemplo, nós conseguimos observar os diversos motivos que levam as organizações a optarem por esse modelo. Entre os principais, destaco o aumento da produtividade, a redução de riscos e o aumento da previsibilidade nas entregas", declara o COO da Supero Soluções, Tiago Bilk.
A seguir, Bilk compartilhou algumas dicas para empresas que buscam implementar o modelo de agile squads para melhorar a produtividade do trabalho híbrido.
Conhecer os componentes dos agiles squads é fundamental
Existem alguns elementos-chave que se destacam no modelo agile squad: os squads (esquadrões), a tribo, os chapters (seções) e as guildas. "Enquanto o squad é a equipe multifuncional, a tribo é formada por vários squads que se coordenam na mesma área, e o chapter é a seção formada por grupos de profissionais que cumprem uma mesma função", explica.
Todas essas terminologias existem justamente porque os squads são multidisciplinares. "O esquadrão será formado por profissionais diversos como designers, desenvolvedores e analistas de negócios. O objetivo da metodologia é justamente que haja diversidade".
A cultura organizacional precisa estar de acordo com os valores ágeis
"Para adotar metodologias ágeis é preciso que exista uma mudança na forma em que o nível executivo opera", pontua o COO. Para que a cultura organizacional e os valores ágeis estejam alinhados é preciso que, com a adoção desse formato organizacional, sejam impulsionadas mudanças como aumentar o foco no cliente, a colaboração e o aprendizado entre o time. "Se isso não acontecer, a transformação irá enfrentar barreiras".
Capacitação é fundamental
"O agile é uma ótima opção, mas se ele for mal-executado os resultados para a organização podem ser desastrosos. Por isso, os profissionais precisam ser capacitados para trabalhar com esse tipo de metodologia". Segundo Tiago Bilk, algumas empresas optam por contratar times completos de desenvolvimento para atuar em projetos, com profissionais já capacitados para operar no formato ágil — um modelo de atendimento conhecido como squad as a service.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário