RNPSeg 2021 reunirá gestores e lideranças de tecnologia para debater o novo perfil dos profissionais de segurança
Terceira edição do evento tem como foco ajudar tomadores de decisão a mapear as aptidões que colaboradores devem possuir ou desenvolver para cumprir seu papel nas organizações
Diante das transformações impostas pelas evoluções da tecnologia e os novos hábitos que ela estimula, até quem trabalha com a própria tecnologia sente dificuldade para manter suas equipes atualizadas e prontas para a inovação. O RNPSeg, evento de segurança da informação que convida lideranças do setor para um debate franco e construtivo, colocou em pauta o desenvolvimento dos profissionais da área.
Com o tema Novo perfil de profissionais de segurança, o RNPSeg 2021 vem para ajudar tomadores de decisão a mapear as aptidões que colaboradores devem possuir ou desenvolver para cumprir seu papel nos novos ambientes distribuídos, seja no relacionamento interpessoal ou pela compreensão de que a própria segurança está distribuída em processos diversos da organização.
O evento é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). Em sua terceira edição, o RNPseg será transmitido ao vivo pelo YouTube.
Pandemia e computação em nuvem aceleraram transformações
Durante a pandemia, a adoção do trabalho remoto foi uma das alternativas mais viáveis para que as organizações continuassem desenvolvendo suas atividades. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,2 milhões de pessoas exerceram suas atividades laborais de forma remota entre maio e novembro do ano passado.
O papel do profissional de segurança nesse cenário se tornou ainda mais estratégico. Embora máquinas e softwares ocupem um espaço fundamental na proteção do mundo digital, quem cria e opera essas tecnologias são os profissionais – sem eles, a tecnologia não é capaz de operar com todas as garantias esperadas por usuários, alunos ou consumidores.
Mas, para complicar esta equação, muitos apontam a existência de um gap por profissionais de tecnologia qualificados em segurança. Como, então, garantir a formação de boas ou equipes? Quando, onde e como contratar novos profissionais ou requalificar os colaboradores atuais?
O objetivo do RNPSeg é promover um espaço de interação e reflexões estratégicas sobre a segurança da informação no cenário nacional e internacional, a partir da perspectiva de gestores e executivos com grande referência na área.
As lideranças da área convidadas para debater o tema são:
- Anchises Moraes Guimaraes De Paula, Ciber Evangelista do C6 Bank e Chanceler Supremo do Garoa Hacker Clube, o primeiro Hackerspace brasileiro;
- Marcello Zillo Neto, Chief Security Advisor da Microsoft e autor de 2 livros de segurança em nuvem.
- Emilio Tissato Nakamura, Diretor de Cibersegurança (CISO) da RNP e com mais de 22 anos de atuação na área de segurança e privacidade, também marcará presença no evento abordando o tema “Competências da cibersegurança”.
“Vamos aproveitar o RNPSeg para debatermos a falta de talentos de tecnologia no mercado e sobre o novo perfil do profissional de segurança da informação, que mudou muito ao longo dos anos, ressaltando as melhores maneiras de formar, contratar e reter esse especialista. Além disso, vamos falar sobre a evolução dessa área, que atualmente exige muito mais do que o conhecimento técnico, mas também o entendimento do mundo, que está em constante mudança, e da integração entre as áreas e pessoas dentro das empresas, evitando assim incidentes e vazamentos de dados”, explica Nakamura.
Serviço
RNPSeg 2021
Data: de 23 de novembro
Horário: A partir das 18h30
Mais informações:
Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovemos projetos de inovação.
Nosso sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.
Ajudamos a trazer a internet para o Brasil e hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação. Também estamos conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
Somos qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo (Mtur), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).
Sobre o CAIS
O CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança no Sistema RNP, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança na RNP e demais instituições a ela vinculadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário