Brasil,

Ecossistemas de negócios oferecem oportunidade para o mercado de fidelização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Elen
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ABEMF debateu o assunto em seu último webinar do ano

Para fechar o ciclo de painéis sobre o mercado de fidelidade de 2021, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) realizou seu 6º Webinar. Desta vez, abordando o papel dos programas de fidelidade no desenvolvimento de ecossistemas de negócios. Os modelos surgiram na China, há alguns anos, como plataformas massivas que atendem ao consumidor de forma muito ampla, e hoje, já estão difundidas no Brasil, seguindo como uma forte tendência.

Eduardo Terra, CEO da SBVC e partner da BTR, explica que o termo consiste uma "formação de rede de negócios, que têm muito mais um espírito de colaboração do que de competição mais feroz, em que dados passam a ser muito relevantes". As empresas começaram se unindo para resolver "dores" e problemas dos clientes e perceberam que precisavam olhar para uma solução multifacetada.

"O presente já é digital e muito colaborativo. Em um cenário de varejo super fragmentado, acreditamos que existe um novo jeito inteligente de competir e gerar valor ao cliente", explicou Juliana Carsoni, CEO do Compre Agora - um ecossistema colaborativo multi-indústrias, spin off da Unilever do Brasil -, que oferece uma gama de serviços, benefícios, conteúdo e um programa de fidelidade, todos voltados ao pequeno varejista.

Essa disponibilidade de todas as soluções que o cliente procura em um único ambiente, de maneira fácil, de acordo com Jhonny Whei, co-funder e head de negócios da Vertem, já é uma forma de engajar o consumidor em um ecossistema. E os mecanismos formais de loyalty, como programas de pontos, descontos e outros, só amplificam esse poder.

Rodolfo Chung, CEO do Zé Co.Brazil e vice president direct to consumer da Ambev, contou que a empresa está no processo de formalizar um programa de fidelidade de coalizão. "Entendemos que, para aumentar a retenção e a frequência, temos que nos associar a outras ofertas de serviços e de produtos complementares", diz.

"Competição colaborativa é algo que está avançado muito. Estamos vendo as empresas cada vez mais conversarem e colaborarem. O mundo digital abriu fronteiras incríveis", explica Emerson Moreira, CEO da Vertem. Um exemplo é o da Stix, que conta com Pão de Açúcar, Droga Raia, Extra, Drogasil e iupp do Itaú em seu ecossistema de programas de fidelidade. O CEO, Eduardo Leonidas, contou que a empresa foi criada em meio a pandemia, e é fruto da união de grandes empresas, o que é sim uma tendência.

E se essa é uma aposta do mercado no que se refere às empresas, também pode ser em relação aos participantes dos programas de fidelidade. Fabio Santoro, VP da Dotz, citou o grande interesse dos clientes da empresa pela conversão da moeda Dotz por dinheiro, uma função da Conta Dotz. O executivo ainda destacou que as "criptomoedas podem abrir um caminho relevante" nesse sentido, tendo em vista que essa também é uma novidade de resgate no portfólio da empresa.

Segundo os especialistas do setor que participaram do Webinar de Fidelização, uma tendência a se manter é o interesse dos participantes pelos resgates de produtos, que cresceu durante a pandemia, devido às restrições das viagens, mas que deve conviver com o desejo das pessoas por viajar. O que demostra a democratização dos programas de fidelidade, para atender aos diferentes públicos.

Andre Fehlauer, CEO da Smiles, disse que "as pessoas estão ávidas para retomar o hábito de viajar". Opinião endossada por Martin Holdschmidt, diretor geral da Latam Pass no Brasil. Juntos afirmaram que, mesmo diante de um primeiro semestre desafiador, em 2021, o segundo tri já mostrava uma retomada, e o otimismo é grande para os próximos meses, quando se fala no resgate de pontos/milhas em passagens aéreas.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar