15 dias para a Black Friday: confira cinco estratégias que empreendedores ainda podem colocar em prática para vender mais
A poucas semanas da chegada da Black Friday, especialistas em vendas online indicam formas de se preparar para potencializar os resultados de venda
A data de descontos mais aguardada do ano já se aproxima. A Black Friday em 2021 está programada para o dia 26 de novembro e historicamente traz bons resultados nas vendas. Apenas em 2020, rendeu um faturamento de R$ 13 bilhões aos e-commerces brasileiros. No entanto, mais do que queimar estoques, é necessário estar preparado para atender as demandas dos consumidores e aproveitar a oportunidade de divulgar a marca, atrair novos públicos e fidelizar clientes.
Para ajudar lojistas a aproveitarem ao máximo as semanas que faltam, CEOs de empresas focadas em varejo, e-commerce e marketplaces elencam cinco estratégias para qualquer negócio estar pronto para um dos períodos mais importantes do ano para o comércio. Confira:
1. Faça um planejamento
Mesmo a 30 dias da chegada da Black Friday, o planejamento deve ser levado em conta em qualquer estratégia de venda. Segundo Franklin Bravos, CEO da Signativa, startup que profissionaliza e-commerces, é válido definir os tipos de produtos ou serviços que serão comercializados, de acordo com o público alvo do negócio. "A campanha deve estar alinhada ao que o varejista oferece aos consumidores. É importante também se atentar a todas as etapas do planejamento, como segurança do site, entrega de produtos, atendimento personalizado e não se descuidar do pós-vendas”.
2. Prepare a equipe
Para Babi Tonhela, sócia e diretora de produtos do Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce do país, outra forma de vender mais na Black Friday e de fidelizar clientes é preparando a equipe. “Os colaboradores precisam estar comunicados sobre as ações promocionais, além de entenderem todas as condições de pagamento e descontos para melhor informar os clientes do negócio”, afirma.
3. Ofereça opções variadas para o pagamento
Garantir segurança e opções de pagamento durante e após a Black Friday, sem dúvidas, é um dos requisitos importantes que os clientes avaliam antes de finalizar uma compra. “Varejistas virtuais podem apostar em alternativas inovadoras, como pagamento por link, que permite aceitar cartão à distância, além de também oferecer parcelamento”, sugere Bravos.
4. Reforce o estoque
Babi Tonhela alerta que, durante a Black Friday, os comerciantes devem estar preparados para repor o serviço ou produto comercializado. “É comum que a procura seja maior na data e ao longo da semana da Black Friday, portanto, o varejista deve estar preparado para suprir a demanda de acordo com as necessidades dos clientes”.
5. Invista no pós-venda
Depois de executado todo o planejamento, uma das estratégias para atrair e reter clientes é o contato no pós-venda. Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces e consultor oficial do Mercado Livre no Brasil, lembra que, após as compras da Black Friday, é muito comum os consumidores solicitarem trocas e devoluções de produtos. “O lojista deve dar a essa etapa tanta atenção quanto dedica ao processo de venda, garantindo ao consumidor agilidade no atendimento. Dessa forma, poderá reter, fidelizar e encantar novos clientes”.
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