Brasil,

A força do empreendedorismo feminino no Brasil e suas desigualdades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danieli Crevelaro Gabriel
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Freepik Freepik

O Brasil é reconhecidamente um país de empreendedores. Ultrapassamos a marca de 10 milhões de microempreendedores em 2021 e, de acordo com o Ministério da Economia (ME)*, neste ano, são mais de 18 milhões de novas empresas ativas no país. Somente no quadrimestre de maio a agosto de 2021 foram 1,4 milhão de novos registros.

É intrigante pensar no volume de novas empresas sendo registradas dia a dia, num período repleto de desafios. No entanto, é necessário desmistificar o empreendedorismo. Não são empreendedores somente os homens e mulheres executivas do mundo de negócios, nem aqueles que possuem grandes quantias de investimento para lançar uma plataforma revolucionária.

Na verdade, como descreve a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), são os pequenos negócios que continuamente apresentam saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Para demonstrar esta importância, os números não deixam dúvidas, 71,8% das vagas de emprego com carteira assinada criadas no país no período de um ano - entre julho 2020/2021, são advindas dos pequenos. Um número que chega a ser quase três vezes maior que a geração de empregos das médias e grandes empresas.

Como é possível perceber, o empreendedorismo é um fator social e um fenômeno econômico no Brasil, de relevância ímpar e caracterizado pela soma de necessidade, atitudes, percepções e influências.

Não obstante, esse volume de novos negócios no país, conta com a força motriz das mulheres. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*, atualmente, a população feminina brasileira é de 51,8% e representam 54,5% da força de trabalho. Mesmo sendo maioria, as mulheres enfrentam um alto nível de desigualdade de rendimentos e recebem pouco mais de ¾ do rendimento dos homens, diferença que se demonstra ainda maior nos cargos de chefia.

Curiosamente, apesar dos ganhos serem inferiores, elas possuem um nível de instrução maior, ou seja, são mais qualificadas, exceto na faixa etária acima de 65 anos, o que denota a ocorrência de uma forte restrição à educação nas décadas anteriores.

Mesmo observando as conquistas e mudanças na vida das mulheres do século 20, os fatores de desigualdade de gênero permanecem presentes em todos os campos da sociedade e, sem dúvida, a força empreendedora feminina tem se tornado uma resposta significativa a esta batalha. A postura de enfrentamento às desigualdades de gênero por meio do empreendedorismo, exige ação coletiva, responsável e compartilhada entre os diferentes atores sociais.

Além do empreendedorismo feminino, outro caminho apresentado pelo Fórum Econômico Mundial para dirimir as desigualdades de gênero, é pautado numa ampla pesquisa global sobre a segregação no mercado de trabalho. O estudo demonstra que o conjunto de habilidades entre homens e mulheres são moldadas pela experiência com a diversidade e a inclusão em todas as ocupações.

Neste sentido, a principal estratégia revelada pelo relatório para eliminar as disparidades, é o aumento urgente no fornecimento e na visibilidade das mulheres empreendedoras e com habilidades técnicas disruptivas. O que implica diretamente em geração de oportunidades diferenciadas de capacitação para a mulher e um esforço ainda maior das mulheres em qualificação e requalificação, para expandir sua gama de habilidades e o seu domínio técnico.

É fundamental compreender que oportunidades diferenciadas de capacitação técnica, exige em viabilizar estruturas com flexibilidade de horários, reconhecimento de sobrecarga das atividades domésticas e familiares e a adaptação de acesso às informações de forma igualitária.

Além das instituições e organizações governamentais na oferta de políticas e no incentivo de processos que favoreçam o empoderamento das mulheres, é fundamental contar com a sociedade civil. Todos e todas são responsáveis em criar métodos e adotar ações efetivas para diminuir esta lacuna de desigualdade, partindo de ações cotidianas que favoreçam a potência feminina no cenário empreendedor e organizacional.

*Boletim do Mapa de Empresas Nacional, disponível em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas

*IBGE 2021 - Estatísticas de gênero, disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/92def175f6f25cc2565155497e59eefc.pdf

*Grazielle Ueno Maccoppi é Professora e Coordenadora do Curso de Gestão Empreendedora de Serviços – Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar