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5 mitos sobre os chatbots que você precisa saber

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Duque
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5 mitos sobre os chatbots que você precisa saber

Com o crescimento no uso dos chatbots pelas empresas, descubra o que é mito e o que é verdade quando se fala neste tipo de tecnologia e nas suas aplicações

Segundo o novo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, realizado pela Mobile Time, a quantidade de bots produzidos no Brasil dobrou em um ano, passando de 101 mil para 216 mil, entre 2020 e 2021. Em atividade, os robôs de conversação também praticamente dobraram, indo de 24 mil para 47 mil.

Além disso, o tráfego mensal das mensagens trocadas por esses bots cresceu 27%, subindo de 2,2 bilhões para 2,8 bilhões. Assim, com o grande potencial desse mercado, os robôs possuem as mais diversas aplicações para empresas, seja no atendimento ao cliente, no relacionamento, em marketing e vendas, ou na automação empresarial interna, com funções para RH e TI.

No entanto, muitas pessoas ainda não acreditam que os chatbots tenham a capacidade plena de resolver os problemas dos consumidores com agilidade e eficiência, por exemplo. Isso sem contar que muitos dizem preferir os atendentes humanos. Mas será que tais argumentos fazem sentido?

Hoje, trouxemos aqui os 5 mitos mais comuns relacionados aos chatbots. Vamos lá:

1. Chatbots têm inteligência limitada: essa afirmação não condiz com a realidade, porque os assistentes virtuais inteligentes contam com aprendizado de máquina e são capazes de aprender e evoluir com cada interação, melhorando sua compreensão das solicitações dos usuários. Com isso, é possível identificar com maior precisão o objetivo das consultas, conduzindo os diálogos para resolver as demandas de forma adequada.

2. Chatbots são mecânicos: na verdade, não é nada disso. Apesar da automação, os robôs podem ser personalizados de acordo com os interesses da sua empresa, o que envolve o tom de voz da marca e a linguagem do cliente. Em outras palavras, o robô é construído com fluxos conversacionais que podem englobar diálogos mais sérios, informais ou até gírias.

3. Chatbots servem só para atendimento ao cliente: este é outro mito comum. Apesar do uso mais comum ser para SAC, os robôs podem ajudar a engajar clientes, com ações de marketing e vendas, recuperação de carrinho, realização de pesquisas de satisfação, e até mesmo para automação do RH, ou do gerenciamento interno de serviços de TI.

4. Chatbots funcionam só em sites: isso também é coisa do passado. Os robôs podem ser integrados aos mais diversos canais, como redes sociais, aplicativos, e-mail, Google Meu Negócio, WhatsApp, Telegram e outros. Basta você verificar quais os meios de comunicação de interesse dos clientes da sua empresa e conectar ao chatbot.

5. Chatbots não identificam sentimentos: com tecnologias cada vez mais aprimoradas como o processamento de linguagem natural, os robôs têm a capacidade de identificar intenções, sentimentos e até sentidos por trás das palavras. Assim, é possível ter respostas ainda mais personalizadas, podendo ter diálogos mais adequados ao contexto.

“Na Yellow.ai, desenvolvemos os bots de texto e voz, com integração com mais de 35 canais e em mais de 100 idiomas, com as melhores tecnologias do mercado, como machine learning, motor de PNL poderoso e automação. Nosso objetivo é sempre oferecer as melhores experiências para as empresas e seus clientes ou funcionários”, comentou Raghu Ravinutala, CEO e cofundador da Yellow.ai, startup indiana que chegou ao Brasil em 2021, disponibilizando assistentes virtuais inteligentes aprovados por mais de 700 empresas globais.

*Sobre a Yellow.ai

A Yellow.ai é uma plataforma de automação da experiência do cliente e engajamento de funcionários, com chatbots e assistentes virtuais com aplicação de inteligência artificial, que oferecem a melhor experiência aos usuários, seja no atendimento, suporte e vendas aos consumidores, ou nos serviços de RH, TI e outros para os colaboradores.

A empresa é líder mundial em soluções com inteligência artificial, oferecendo usabilidade amigável, tecnologia flexível que atende às necessidades de cada empresa, e a lista de canais e integrações mais completa do mercado. São geradas 1 bilhão de conversas entre clientes e funcionários a cada trimestre.

Com mais de 700 clientes satisfeitos, como a Gartner e a Xiaomi, a yellow.ai auxilia no desenvolvimento de um chatbot ou assistente virtual personalizado com as soluções mais recentes de inteligência artificial.


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