Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

CDC: há 31 anos ajudando a fortalecer a crença dos consumidores nas empresas e instituições

pixabay pixabay

*por Ricardo Morishita

Neste ano de 2021, mais precisamente em 11 de março, o Código de Defesa do Consumidor completou 31 anos de sua promulgação. Trata-se de um marco na luta pelos direitos do consumidor que recolocou o Brasil na modernidade em relação ao tema, além de ser uma declaração de confiança na nossa capacidade, competência e visão de construir melhores relações, mais adequadas e mais civilizadas.

Cabe destacar que esses avanços nas relações de consumo trazidos pelo Código não são mensurados apenas pelas imensas transformações nos processos de produção, distribuição e comercialização de produtos e prestação de serviços, mas também pelo comportamento de nossos consumidores e fornecedores.

Os direitos, de um modo geral, e os direitos do consumidor definidos no CDC, em particular, são importantes declarações de ordenação da sociedade que podem ser tangibilizadas quando traduzidas em atitudes, ações e decisões que revestem nossas relações e causam um efeito prático na vida de todos nós.

E entre essas atitudes com efeitos práticos em nossas vidas está a do poder de reclamação, que vai além das questões práticas de manifestação de insatisfação que usualmente nos orientam, podendo ser entendido também como uma declaração de confiança dos consumidores na capacidade das empresas serem e fazerem melhor.

Também não podemos deixar de mencionar o fundamental papel dos Procons nesse ambiente das relações de consumo fortalecido pelo CDC. Quando ele atua, motivado por uma reclamação, materializa uma razão pública existente na lei. Quando informa, orienta ou educa, torna concreto o direito à informação e a educação para o consumo. Quando ele atua em um conflito e declara uma publicidade como sendo enganosa, ele materializa o direito à proteção contra enganosidade e abusos.

Sempre que os cidadãos procuram as entidades de defesa do consumidor em busca de proteção e podem acompanhar os resultados das intervenções têm a oportunidade de vivenciar o direito em sua face mais concreta e tangível, reafirmando, também, sua crença nas instituições.

Acreditar que é possível é uma força poderosa e necessária para toda nação que pretenda ser desenvolvida. Este é o presente e o desafio que nos brinda os 31 anos do Código de Defesa do Consumidor.

*O professor Ricardo Morishita é mestre e doutor em direito, já tendo sido diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DNPDC)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo