Brasil,

Black Friday no B2B: como aproveitar a data para vender mais para empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Black Friday no B2B: como aproveitar a data para vender mais para empresas?

Por Bernardo Borzone

A Black Friday já se tornou uma data ansiosamente aguardada por muitos brasileiros, para que consigam comprar os mais diversos produtos e serviços com descontos atrativos. Sua popularidade vem crescendo tanto que, em 2019, cerca de 418 mil pessoas compraram online pela primeira vez durante esse período, segundo o E-commerce Brasil. Por mais que o evento seja popularmente conhecido no mercado B2C, ele também pode se tornar altamente benéfico para o mercado B2B, independentemente da área de atuação.

Se as empresas se planejarem e organizarem ações com antecedência, buscando entender bem qual é o seu público-alvo, é possível aproveitar a data para aumentar o faturamento. Com o impulsionamento do e-commerce nos últimos anos e as mudanças sentidas no comportamento do consumidor, a época é certeira. Para que tenham sucesso, é importante considerar alguns pontos e estratégias que podem ser definitivos para o destaque da empresa frente à concorrência. Confira os mais importantes:

#1 Ofereça descontos e condições especiais: por mais que a data seja popularmente voltada ao consumidor final, nada impede que os descontos também sejam oferecidos para as empresas, como atrativos e diferenciais para chamar atenção. Para aqueles que já são seus clientes e conhecem seus produtos, aproveite para oferecer condições especiais para fazer com que se sintam valorizados e, continuem buscando a marca perante os concorrentes.

#2 Use estratégias de escassez e urgência: as campanhas realizadas durante a Black Friday são curtas e por tempo limitado. Nesse cenário, estratégias que reforcem a sensação de unidades limitadas ou urgência na escassez, podem ser um forte atrativo de vendas para a companhia.

#3 Invista na mídia online: não basta desenvolver um bom site da empresa, sem utilizar outras mídias online em conjunto para alcançar um maior público. Invista nos canais nos quais seus clientes estejam, para que a mensagem desejada chegue ao público com maior assertividade e retorno.

#4 Crie newsletters personalizadas: campanhas via e-mail com segmentação dos usuários é uma ótima forma para disseminar e compartilhar as melhores novidades da sua empresa. Durante a Black Friday, aproveite a newsletter para informar as principais promoções e, o tempo limitado para adquiri-los.

#5 Não perca o timing: a Black Friday costuma ser realizada em novembro. Até lá, as empresas devem se preparar com antecedência para que estejam prontas para atender um público maior devido aos descontos e promoções. O ideal é começar a se estruturar cerca de dois meses antes, dependendo do tempo de cada caso.

#6 Acima de tudo, não se esqueça que o comprador é uma pessoa: por lidar diretamente com outras empresas, o mercado B2B tende a se distanciar do contato pessoal. Este é um erro muito comum, mas que deve ser evitado ao máximo – afinal, mesmo negociando com outra organização, quem estará na outra ponta será uma pessoa, que deverá ser conquistada por meio de uma relação próxima para a prosperidade da parceria.

De nada irá adiantar criar uma super Black Friday, se ela não chegar até os potenciais clientes. Por isso, aposte em uma comunicação próxima, segmentada e assertiva em todos os canais utilizados. Surpreender seu público é estar um passo à frente, assim como se preocupar em inovar a forma de se relacionar com seu cliente – seja aprimorando o processo de vendas, o atendimento ou utilizando formas e canais mais modernos. Não deixe essa oportunidade passar.

Bernardo Borzone é diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar