Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Marketing Médico nas redes sociais: O que de fato é permitido?

Marketing Médico nas redes sociais: O que de fato é permitido?

O advogado Gustavo de Santiago é especialista no tema e orienta como os médicos podem gerir a reputação nas redes sociais sem ferir a jurisdição

Já é de praxe que médicos usem as mídias sociais para divulgar seu trabalho. Entretanto, algumas atitudes de especialistas, como cirurgiões plásticos que postam fotos de antes e depois dos pacientes que realizam procedimentos estéticos, vão na contramão do que está previsto em lei.

Como se trata de exposição dos serviços do profissional, alguns limites são importantes e devem ser considerados. Afinal, muitas vezes a atividade intensiva nas redes sociais pode colocar em risco a relação entre paciente e médico. Com a ajuda de Gustavo de Santiago, advogado especialista em marketing médico digital, vamos apresentar os pontos sensíveis para a ética nas redes sociais que os médicos devem saber.

Práticas antiéticas

Em geral, o tipo de deslize ético ou mesmo legal que um médico pode fazer no marketing digital é a propaganda enganosa ou quebra de sigilo com o paciente. Situações como divulgação de imagem de pacientes, uso de celebridades para propaganda de tratamentos arriscados e divulgação de tecnologias como se fossem exclusivas do médico são ações que podem causar reações jurídicas. “O mais importante, mesmo, é se atentar a não ultrapassar os limites de sua função pública e observar algumas proibições”, esclarece Gustavo.

CFM

Mas caso o deslize acabe causando problemas legais para o médico, isso ocorre com a quebra das normas do Conselho Federal de Medicina. Embora não tenha jurisdições para a exposição online, há regras para a divulgação que podem penalizar o médico caso sejam quebradas. “As penalidades são 05 possíveis, da mais branda à mais severa: a) advertência confidencial; b) advertência pública; c) censura confidencial; d) censura pública; e, por último, a sanção capital: e) cassação do CRM”, detalha Gustavo. Portanto, prudência passa a ser indispensável para a divulgação de conteúdo médico nas redes. Mais do que uma divulgação irresponsável do próprio trabalho, a criação de conteúdo educativo sobre a atividade médica pode ser benéfica para a sociedade em geral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo