Brasil,

Experiência do colaborador no trabalho pós-pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Coutinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Thiago Américo, gerente de operações na Bematize, consultoria de benefícios Thiago Américo, gerente de operações na Bematize, consultoria de benefícios

Escrito por Thiago Américo, gerente de operações na Bematize, consultoria de benefícios

É muito interessante olhar para o mercado corporativo e ver que as empresas já estão se preparando para a volta ao trabalho presencial. As postagens nas redes sociais dizem tudo, alguns profissionais estão empolgados, outros nem tanto. Pois bem, voltar ao escritório ainda divide opiniões, mas a minha preocupação é com a experiência do colaborador, que precisa mais do que nunca ser levada em consideração neste retorno pós-pandêmico.

De fato, a pandemia mudou as relações trabalhistas, e principalmente, entre colaborador e empregador. Foi preciso desenvolver metodologias, ferramentas e estratégias voltadas a experiência desse colaborador, que de uma hora para outra se viu trabalhando de sua própria casa. Hoje o mercado corporativo absorveu o uso da teleconferência para quase tudo, foram diversas reuniões, treinamentos, integrações, celebrações, tudo à distância.

O desenvolvimento de softwares e sistemas, os novos procedimentos, benefícios trabalhistas e até o repasse do comando de controle do RH ao colaborador, que pegou para si parte da responsabilidade sobre ser o seu próprio chefe, tudo isso colaborou positivamente para manter a ordem das equipes. Talvez o medo de que houvesse perda de rendimento e a falta de controle total sobre o colaborador em casa, fez com que as empresas priorizassem esses cuidados.

Mas e agora? Será que na retomada isso continuará sendo uma prioridade? Já ficou claro que nada será como antes, inclusive, vários especialistas do mercado corporativo já falaram isso na mídia. A autonomia já está enraizada nas veias do colaborador, aliás, foram quase dois anos trabalhando de casa. Ele já entende a importância de suas entregas, por esse motivo, podar isso pode comprometer seu rendimento. Se no início da pandemia as empresas tiveram que desenvolver estratégias de experiência do colaborador, agora na retomada também será essencial.

Ainda falando sobre autonomia, essa foi uma das soft skills mais desenvolvida na pandemia e será exigida pela maioria das empresas na retomada. Colaboradores que entendam a importância do auto trabalho e que sejam capazes de tomar decisões sobre suas tarefas, jornadas e sobre os benefícios trabalhistas, já podem retornar ao trabalho presencial.

Por falar em benefícios, muita coisa também mudou por causa dessa experiência do colaborador. Deixar que ele escolha o melhor pacote de benefícios de acordo com o perfil e momento de vida dele, além de trazer um investimento assertivo para a empresa, faz mais sentido do que os benefícios padronizados.

As empresas deverão reforçar, por meio de treinamentos, a sua cultura, a diversidade e o trabalho em equipe principalmente. Antes de pensar em um possível regresso, deve-se analisar a realidade da empresa e qual o melhor modelo a seguir (presencial, digital ou híbrido), algumas já estão preparadas para o retorno presencial, outras devem começar pelo modelo híbrido e outras devem manter o online. Independente do modo, a preparação deve ser levada em consideração. Em termos de estrutura também, todos estão acostumados com a informalidade, já que desenvolveu habilidades para trabalhar de qualquer jeito e lugar durante quase dois anos.

Isso sim é zelar pela experiência do colaborador. Dessa forma, o retorno presencial, caso seja a melhor alternativa para a realidade onde empresa e colaborador estão inseridos, precisa ser leve e sem cobranças, algo inesquecível na mente de todos.

Sobre a Bematize

A Bematize é uma empresa especializada em consultoria e gestão de benefícios que preza pela inovação e tecnologia. Fundada em 7 de março de 2013, a empresa possui mais de 80 clientes ativos e seus diferenciais no setor são a consultoria em benefícios flexíveis e a transformação digital em RH. A Bematize possui atuação em todo Brasil e conta com uma equipe dedicada a desenvolver produtos tecnológicos e inovadores para o setor de recursos humanos de grandes empresas. Dentre seus clientes estão a Vivo, iFood, Amil e Deloitte. Aponta média de crescimento anual de 40% nos últimos cinco anos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar