Dicas indispensáveis para precificar corretamente um produto ou serviço
A precificação de produtos é um dos maiores desafios do empreendedorismo. Não é só estipular um preço com base na concorrência e nos objetivos da empresa, o processo é muito mais complexo do que isso.
Para chegar ao preço ideal, é preciso considerar todos os custos do negócio, padrões de mercado, lucro desejado, percepção de valor dos clientes e vários outros fatores. Só dessa maneira é possível praticar preços coerentes com o mercado, satisfazer clientes e garantir que o faturamento seja superior para cobrir os gastos da empresa e ainda gerar lucro. Por isso, além de definir os preços de venda iniciais, o empreendedor precisa acompanhar o desempenho do negócio e alterar os valores conforme for necessário.
O preço é determinante para orientar o volume de vendas dos produtos e serviços. Ou seja, quanto menor o preço de venda, maior a quantidade de clientes dispostos a comprar. Nesse processo existe um desafio que é encontrar o ponto de equilíbrio entre o preço e o volume de vendas de forma a garantir a melhor estratégia para cada fase de uma empresa.
A precificação é um dos pilares de marketing que sustentam qualquer negócio, mas antes de tudo, existem cinco pilares que precisam ser considerados:
Produto
É importante saber as vantagens e desvantagens do produto ou serviço possui, bem como o valor agregado, que está sendo oferecido ao mercado.
Cliente
É necessário definir o público-alvo. Pensar quem são as pessoas mais interessadas em pagar pelo produto ou serviço e entender quais são seus hábitos de consumo. Isso irá ajudar o empreendedor a direcionar seus esforços de venda, divulgação, publicidade e marketing da marca.
Concorrência
Quase todas as pessoas comparam preços antes de efetivar uma compra ou fechar um serviço. Portanto pesquise sobre as empresas que vendem o mesmo produto/serviço e consulte as características, preço e prazo de entrega.
Custo
Este pilar é o que impacta diretamente o lucro de uma empresa e possui três subdivisões principais:
Custo Direto - São os custos envolvidos na fabricação/transformação de um produto/serviço. Por exemplo, matéria-prima, visitas e transporte, mão de obra direta, frete de aquisição de insumos e venda de produtos, embalagem, adesivos, tag, panfleto e impostos.
Custo de venda - São todos os custos envolvidos para gerar as vendas, como materiais gráficos para divulgação, site, plataforma de venda, marketplaces, conta de celular para vendas via WhatsApp, sistemas para controle de vendas e estoque e time de venda e atendimento.
Custos gerais - São todos os demais custos que dão suporte à produção e venda do produto, como aluguel, conta de água, luz, serviços contabilidade, folha de pagamento, manutenção de equipamentos e investimentos.
Ocupação
Esse é o pilar que determina as ações de flexibilização de preços conforme a relação entre venda e a capacidade disponível. Por exemplo, caso a produção esteja cheia ou com seu tempo preenchido por muitos serviços, é um gatilho para elevação de preços nas vendas. Mas, se por outro lado a produção estiver devagar ou se estiver sobrando tempo produtivo, é um gatilho para uma redução de preço ou campanha de desconto para estimular novas vendas.
Essas dicas fazem parte do ebook "Como precificar um produto", da série "Começando meu negócio do zero" criado pela Printi para apoiar novos empreendedores. Para conferir o conteúdo completo e ter acesso a novos materiais, basta conferir o blog da Printi e ficar por dentro das novidades de temas relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Sobre a Printi
A Printi é mais que uma gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar. Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens. Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios. Entre seus principais atributos, estão parceria, acessibilidade e tecnologia. Saiba mais em www.printi.com.br.
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