Brasil,

O impacto do IOF no mercado de seguros depois que presidente assinou decreto com aumento do imposto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Sueli Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O presidente da república, Jair Messias Bolsonaro assinou o decreto que aumentou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Decreto nº 10.797 foi publicado no dia no Diário Oficial da União e as novas alíquotas passaram a valer nesta última segunda, dia 20. Segundo o governo, os novos valores vão valer até o dia 31 de dezembro de 2021. O Cqcs conversou com especialistas para entender sobre o impacto da decisão sobre o mercado de seguros.

Em entrevista, Thiago Junqueira, professor da FGV Conhecimento e sócio do Chalfin, Goldberg & Vainbom Advogados, disse que, dessa vez, o aumento no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não deve tornar a contratação de seguros mais onerosa para os consumidores.

O professor explica que a mudança vai atingir apenas as operações de crédito: empréstimos e financiamentos. Neste caso, o IOF é composto por uma alíquota fixa mais uma alíquota diária, onde apenas a taxa diária ficou mais cara.

“Desse modo, não abrange a contratação de seguros, mas sim os empréstimos e financiamentos, entre outras operações creditícias”. Portanto, a medida não afeta o mercado de seguros.

O economista e consultor Francisco Galiza que, também falou ao Cqcs, ressalta que o principal efeito do aumento do IOF no mercado de seguros é o aumento no valor dos prêmios. “Não é um valor tão relevante, mas ficando maior, deve haver diminuição na demanda”.

Segundo ele, caso aconteça um reajuste, ele não deve ser significante. “Os corretores só serão impactados se houver menos venda de seguros”, destacou.

Especialistas lembram que a alta do IOF impacta diretamente no poder de compra das famílias no cenário doméstico e, para as empresas, uma das principais consequências é o encarecimento das atividades que são repassadas aos consumidores.

O decreto que elevou a alíquota anual de 1,50% para 2,04%, e para pessoas físicas dos atuais 3,0% anuais para 4,08%. Entre as operações de crédito que passarão a cobrar mais impostos estão o cheque especial, o cartão de crédito, o crédito pessoal e os empréstimos para empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar