Brasil,

Incentivar a tolerância ao erro ajuda a construir ambientes inovadores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gestão de pessoas que destaca as falhas prejudica a criatividade e a disrupção

Inovação talvez seja a palavra mais almejada por empresas de todos os setores. Independentemente do tamanho da companhia e área de atuação, a competitividade do mercado é intensa e dinâmica - se diferenciar dos concorrentes com novas propostas é a receita para o sucesso. No entanto, em muitos casos, das pequenas às grandes corporações não exploram todo o potencial de seus colaboradores ao destacar erros de maneira exagerada, prejudicando a criatividade em vez de estimulá-la.

Uranio Bonoldi, consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, entende que “muitas vezes o erro abre portas para inovação, um mindset rígido e que martiriza todo e qualquer equívoco faz com que façamos apenas mais do mesmo. Precisamos errar de formas diferentes, o problema é repetir os mesmos erros do passado”. É necessário ter espaço para testar novas ideias, caso contrário os processos ficam engessados e a empresa corre o risco de se estagnar em processos ultrapassados.

É a possibilidade de experimentar constantemente que vai permitir a disrupção - utilizando os feedbacks para guiar a organização e entender os ajustes necessários. “Não estou dizendo para ignorar todas as falhas e não levar a sério erros graves, o que proponho é construir uma cultura organizacional que estimule os funcionários a tentarem coisas novas que estejam dentro do bom senso e filosofia da organização”.

Uranio explica que existem três tipos de erros no mundo dos negócios:

Evitáveis: “erros por descuidos, podem e devem ser evitados”.
Complexos: “quando nos deparamos com situações imprevisíveis e, mesmo sendo mais complicados, também podem ser evitados”.
Inteligentes: “nascem a partir de uma exploração voluntária de novos negócios, novas formas de se pensar e atuar no mercado. São resultados do uso da intuição e da busca por inovação e inevitáveis nesse processo”.

“Sem o erro inteligente não se alcançam novas alturas - é imprescindível refletir e aprender com eles para guiar a inovação que tanto buscamos. Sabemos que se trata de um erro inteligente quando: exploramos oportunidades significativas, obtemos feedbacks importantes do resultado piloto, garantimos que os custos e riscos da tentativa inicial foram minimizados, temos objetivos e metas claras desde o princípio e testamos hipóteses nas primeiras tentativas”, finaliza Uranio.

Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar