Brasil,

Atendimento: surpreenda e colha os benefícios!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sergio Damião - Divulgação - Literare Books International Sergio Damião - Divulgação - Literare Books International

Por Sergio Damião (*)

O atendimento ao cliente é sem dúvida um dos maiores potencializadores de relações e negócios.

Em mais de 35 anos de área comercial, atuando em diversas áreas técnicas e comerciais no segmento de embalagens pude constatar os benefícios e as vantagens dos profissionais e empresas que focam nesse quesito.

Para ilustrar, o IBRC (Instituto Ibero Americano de Atendimento ao cliente), responsável há mais de 10 anos pelo ranking de atendimento da revista Exame, baseado em suas pesquisas, interações com cliente oculto, via site, comprova que temos muitas oportunidades de melhoria. Em uma nota máxima de 100 pontos, muitas empresas se situam na faixa de 65 e, ainda assim, ao se autoavaliarem, se pontuam com notas acima de 90, ou seja, além de ter um problema de atendimento não se conscientizaram de que precisam melhorar.

Quando verificamos o ranking das melhores empresas avaliadas é nítido que o investimento tem um grande retorno, principalmente de imagem, o que diferencia empresas como Natura, Boticário, Netflix, Nubank, Fleury, Coca Cola, Hyundai, Samsung, Magazine Luiza, entre outras muito bem avaliadas por seus clientes. Ao ouvir, entender as dificuldades de seus públicos, agir na direção de corrigir e atender melhor, o retorno é certo.

Afinal, quem trabalha em atendimento em uma empresa?

Todo aquele que se apossa da marca que representa, acolhe com gentileza, soluciona o problema que o interlocutor reclama, agradece a oportunidade que a reclamação representa.

O cliente que reclama demonstra, no fundo, que tem uma preferência por sua empresa, caso contrário, ao invés de reclamar, simplesmente trocaria de fornecedor, produto ou serviço.

Walt Disney e sua Disney University, a maior referência mundial em atendimento, determina quatro passos em um atendimento padrão para seu time de “Cast Members” (membros do elenco em tradução literal), o acrônimo das palavras “LAST” – Listen (ouça), Apologize (se desculpe), Solv (resolva) e Thanks (agradeça) – e, na abordagem a qualquer convidado, simplesmente determina três difíceis ações: sorrir, cumprimentar e dar boas-vindas.

Será difícil implantar esse padrão de comportamento em outro tipo de negócio que não os Parques da Disney? Claro que não. Bons exemplos estão por aí espalhados dos pequenos negócios às grandes corporações. O que falta, na verdade, é incorporar um padrão de atendimento, comportamento que faça parte da cultura e dos valores da empresa e isso só se consegue com treinamento, treinamento e treinamento.

Cito em meu livro “Se vira, você não é quadrado” 6 passos, que julgo fundamentais na direção de surpreender o cliente:

1- Autoconhecimento, sendo uma estratégia para conhecer melhor seu cliente, entendê-lo e atendê-lo de forma exclusiva e personalizada.

2- Conhecimento sobre seu mercado, produto, clientes e concorrência fazem a diferença em sua estratégia.

3- Relacionamentos genuínos são fonte de preferência e informação, fundamentais dentro e fora da empresa.

4- Organização e controle levam empresas a uma gestão focada e assertiva, onde a taxa de conversão evoluirá à medida que for melhor controlada.

5- Negociação é uma habilidade em que toda empresa deve investir, treinar e rever como diferencial de seu time comercial.

6- Times de sucesso. Não basta trazer os melhores, a moderna gestão deve trabalhar para desenvolver pessoas, talentos, de forma continua e alinhada, assim como criar mecanismos de retenção e motivação.

O talento de um time de sucesso evolui quando está alinhado com preparação, prática, foco, disciplina e iniciativa em todas as áreas, afinal, o bom atendimento é mais que uma qualidade, deve ser uma rotina trabalhada exaustivamente.

Atender bem nos faz melhores!

(*) Sergio Damiao – Graduado em Marketing e Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi, Mestrando em Gestão de negócios na Florida Christian University, MBA em Competências Humanas pela FACEAT e parceria com a Compentency Carreiras sem fronteiras. Certificação em “Estratégia da Magia, busca da excelência com foco em resultado”, pelo Idepro/Ibex em Orlando (EUA). Certificação em Intercoach Business, pela Florida Christian University. Profissional da área de embalagens, gestor comercial, palestrante, autor do livro “Se vira, você não é quadrado”, pela Literare Books International.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar