Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Segurança de endpoint é assunto estratégico para o sucesso de qualquer empresa

Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution - Divulgação/NB Press Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution - Divulgação/NB Press

Por Otto Pohlmann *

Não é novidade que os equipamentos e dispositivos de TI exercem grande influência dentro das empresas atualmente. São ferramentas que possibilitam a digitalização de processos em alta a partir da pandemia de covid-19. Entretanto, ao mesmo tempo que proporcionam excelentes oportunidades, também representam grandes riscos à segurança cibernética da organização. Afinal, sem uma estratégia de proteção, esses recursos podem servir como janelas que cibercriminosos aproveitam para invadir os sistemas corporativos e roubar dados sigilosos. É uma realidade que faz a gestão de segurança de endpoints ocupar uma posição de destaque no futuro de qualquer negócio.

Para se ter uma ideia da importância do tema, a cada três empresas da América Latina, uma confirmou que sofreu algum tipo de infecção por malware em 2020, segundo pesquisa da ESET em 2020. É um número preocupante demais para ser ignorado pelas companhias justamente porque pode acarretar graves problemas financeiros no futuro. A proteção, por sua vez, torna-se cada vez mais essencial ao sucesso do negócio. Mais da metade das organizações brasileiras (56%) afirmaram que investimentos em cibersegurança e privacidade dos dados alavancam suas estratégias de crescimento, segundo a Deloitte – e tudo começa com a análise de todos os dispositivos da empresa.

Um endpoint nada mais é do que todos os equipamentos de uma empresa conectados a sua rede. São computadores, smartphones, tablets e demais dispositivos que têm capacidade para isso. A possibilidade de conexão, contudo, abre uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que pode jogar mais informações, é possível subtrair os dados já existentes. Dessa forma, é natural visualizar que a segurança dos endpoints demande grande atenção das empresas digitais. É necessário garantir que essas ferramentas estejam atualizadas e alinhadas à política de proteção estipulada pela organização – o que só é possível com o apoio de soluções específicas.

Trata-se de um software como o Desktop Central que deve ser instalado no sistema da empresa, permitindo que ele controle esses dispositivos que de alguma forma se conectam à rede. A principal vantagem, evidentemente, é a centralização. Em um só lugar, os profissionais de TI podem executar atualizações e varreduras em busca de fragilidades na estrutura digital da empresa e possíveis brechas que podem ser exploradas por cibercriminosos. Além disso, as melhores soluções de segurança de endpoint fazem a gestão de ativos e o controle remoto bem como programam configurações personalizadas.

O objetivo é combinar eficiência, proteção e praticidade de uma só vez para resolver um problema crítico das organizações. O sistema, uma vez instalado e configurado, precisa ser capaz de encontrar vulnerabilidades imperceptíveis e corrigir eventuais falhas antes que uma tentativa de invasão se concretize – caso contrário, ele não terá utilidade. Assim, é necessário cobrir e proteger uma longa rede, com vários dispositivos e sistemas que trocam informações a todo instante. Também é preciso otimizar a questão da segurança de TI na rotina corporativa. Hoje, é inviável, por exemplo, querer instalar um sistema próprio em cada equipamento que se conecta à rede.

Segurança nunca é demais quando o assunto é proteção das informações da sua empresa. Ataques recentes a grandes corporações no Brasil mostram que nem mesmo as maiores empresas estão livres das ações de cibercriminosos. Mais do que a quantidade de investimento em segurança digital, é necessário ter qualidade. Ou seja, é preciso encontrar as melhores ferramentas que podem trazer grandes resultados à estratégia digital – como é o caso da proteção dos endpoints. Somente assim é possível dificultar ao máximo a iniciativa de bandidos que tentam roubar o item mais valioso de um negócio atualmente: as próprias informações.

*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail:

Sobre a Centric Solution

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo