Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como proteger o infoproduto e o conteúdo digital e ficar seguro na Internet

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como proteger o infoproduto e o conteúdo digital e ficar seguro na Internet

Por Dra. Fabiana Barbosa*

O boom de conteúdo online, como podcasts, e-books, vídeo aulas, livros, textos, fotos e outros materiais tem levado seus autores a ficarem mais alertas na busca de proteção dos seus registros. Isso porque o conteúdo distribuído na Internet tem muitas chances de sofrer derivações, ou seja, terceiros que fazem uso indevido desses conteúdos e acabam inclusive se monetizando com esses materiais, sem contar com o risco de manchar a sua reputação, levando ao ponto de perda da sua relevância no mercado. De acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/98 a prova de autoria independe de registro, bastando a sua comprovação. Mas essa lei é obsoleta quando o assunto é Internet, tornando hoje o registro dos direitos autorais uma maior garantia de proteção da obra. Mas como proteger o seu infoproduto da contrafação ou da reprodução de um conteúdo autoral não autorizado?

Existem duas opções. A opção clássica é fazer o registro na Biblioteca Nacional garantindo uma proteção mais efetiva. Para isso, a obra deve ser numeradas e rubricadas em todas as páginas. Na capa deve constar o nome da obra e os dados do autor (nome completo, RG, CPF, cidade e ano). O segundo passo é pagar uma guia de recolhimento e preencher um formulário de Requerimento de Registro ou Averbação. Todo esse material deve ser entregue junto com a documentação pessoal do autor via Sedex ou presencialmente para o endereço da Biblioteca Nacional.

Ou ainda a forma mais inovadora para quem precisa de urgência, é por meio de plataformas de blockchain. A plataforma traz mais agilidade ao criador, funcionando como um livro de registros

Para os conteúdos publicados no Instagram e no Facebook existem especificações e normas internas sobre a aplicação dos direitos autorais respeitando a legislação de cada pais, que no Brasil implica em pagamentos de indenizações, a remoção do conteúdo ou até mesmo a desativação da conta de quem violar direitos autorais de terceiros. No entanto, o que muitos autores têm buscado é a proteção do conteúdo mais abrangente.

Outra opção clássica é fazer o registro na Biblioteca Nacional garantindo uma proteção mais efetiva. Para isso, a obra deve ser impressa com todas as páginas numeradas e rubricadas. Na capa deve constar o nome da obra e os dados do autor (nome completo, RG, CPF, cidade e ano). O segundo passo é pagar uma guia de recolhimento e preencher um formulário de Requerimento de Registro ou Averbação. Todo esse material deve ser entregue junto com a documentação pessoal do autor via Sedex ou presencialmente para o endereço da Biblioteca Nacional.

E o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde fica nessa história?

Caso você precise registrar o nome que usa como marca para fazer a distribuição do seu conteúdo no mercado, esse será o órgão responsável, sendo assim, temos a possibilidade de promover a proteção em mais de um local, os Direitos Autorais sempre protegidos na Biblioteca Nacional ou em plataformas de Blockchain, e a marca do seu produto protegido no INPI.

Diante dessas opções e da quantidade excessiva de dados e conteúdos gerados no universo online diariamente, garantir os direitos de suas obras digitais é extremamente importante para impedir plágios, que podem custar a sua reputação e a perda de muitos reais.

*Dra. Fabiana Barbosa é empresária, advogada especialista em Direito Empresarial, Direito Digital e Propriedade Intelectual, palestrante, mentora de novos negócios e start ups e proprietária do escritório de advocacia B3S Marcas e Patentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar