Estação de trabalho: um ambiente adequado ajuda no home office

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

Se o trabalho remoto era um problema para as empresas até pouco tempo atrás, o método se mostra um excelente desafio. As workstations, ou seja, “estação de trabalho” deram um salto no mercado e mudaram a vida de quem incorporou a rotina do home office.

A "estação de trabalho" impactou a vida de quem incorporou a rotina do home office

Com a chegada da pandemia da covid-19 no Brasil, diversas pessoas foram obrigadas a mudar a sua rotina profissional para frear o contágio do novo coronavírus. A partir de março de 2020, as workstations, ou seja, “estação de trabalho” deram um salto nas empresas e quem tinha a possibilidade de trabalhar de casa passou a experimentar algo que era considerado uma exceção: o home office.

Se o trabalho remoto era um problema para as empresas até pouco tempo atrás, o método se mostra um excelente desafio. De acordo com a pesquisa Fia Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office. Segundo dados da mesma pesquisa, 91% dos funcionários avaliaram o home office como uma experiência boa ou ótima.

Uma estação de trabalho adequada ajuda na produtividade

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thorton Brasil revelou que 58% dos brasileiros se sentem significativamente mais produtivos em home office. Em 2020, na versão anterior desta mesma pesquisa, o índice era em torno de 44%.

A saúde mental é outro tema que acende o alerta para as empresas. De acordo com uma pesquisa da FGV, a maior parte dos profissionais (56%) tem problemas em conciliar os dois universos: a vida pessoal e profissional no trabalho remoto. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, (58,23%) afirma que conseguiu manter ou aumentar a produtividade no home office.

Diversas empresas adotaram medidas para facilitar o equilíbrio entre as tarefas do trabalho e compromissos pessoais. O banco BMG, por exemplo, incorporou medidas como a redução de comunicação por e-mail; criação de happy hours virtuais para aumentar a interação entre os funcionários; ampliação do programa de atendimento psicológico para lidar com o estresse do isolamento; auxílio para custear internet e luz; e mobiliário de escritório.

Ambiente inspirador

O design e identidade visual são muito importantes, não só por questões estéticas, mas também por questões inspiracionais. Um ambiente criativo e adequado para a sua linha profissional incentiva uma melhor produtividade no trabalho.

É claro que a influência varia de profissão para profissão, já que alguns cenários exigem um clima mais sério e outros precisam aflorar a imaginação. A empresa Novidário desenvolve cenários de forma inovadora e elegante com estações de trabalho pensadas para diversos segmentos.

Conforto, design e organização ajudam a conseguir concentração e conforto para desenvolver as tarefas. Por isso, alguns móveis se mostram funcionais para as pessoas que passam horas se dedicando aos seus projetos profissionais.

Por fim, o mobiliário ergonômico vem se adaptando às necessidades do home office e tem ajudado a economizar recursos e melhorar a qualidade de vida com um trabalho mais humano e dinâmico.