Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Síndrome de Boreout: como o tédio no trabalho pode afetar a saúde mental

Síndrome de Boreout: como o tédio no trabalho pode afetar a saúde mental

Falta de demandas está entre as causas de ansiedade e frustração nos profissionais, apontam especialistas

O excesso de trabalho pode levar os profissionais a um estado de extrema exaustão, estresse e esgotamento físico, fatores capazes de desencadear a conhecida Síndrome de Burnout. Em um cenário oposto, a falta de demandas pode levar a uma condição de tédio no trabalho, a chamada Síndrome de Boreout.

A expressão vem da palavra inglesa “boring”, que significa monótono, entediante. Nas empresas, pode ser aplicada a uma situação de baixo volume de tarefas cotidianas. Também é relacionada a funções que exigem do colaborador alguns dias de atuação intensa, fazendo com que no restante do tempo ele fique ocioso. Essa combinação perigosa pode afetar a saúde mental de um profissional.

Para Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, referência mundial em recrutamento especializado de executivos para posições de alta e média gerência, a prática do home office durante a pandemia pode ter contribuído para gerar apatia em alguns profissionais.

“Com as pessoas trabalhando de casa, sem o convívio social com os demais colegas e com o ambiente da empresa, é possível que surjam reflexões e, até mesmo, questionamentos sobre a produtividade e relevância de sua função dentro da organização. Ter dias menos demandados é normal. O perigo está na sensação de tédio constante”, comenta.

Muitos associam essa condição de tédio à preguiça ou má vontade, mas, para o especialista em recrutamento, há muito mais a que se observar: “Nem sempre a falta de demandas é uma questão natural, do dia a dia daquela função. Podemos nos deparar com situações de superiores centralizadores ou que praticam microgerenciamento. A falta de planejamento e de organização das tarefas da equipe também pode contribuir para esse cenário”, diz.

Na visão de Basaglia, é necessário que haja uma comunicação clara e direta entre os líderes e seus subordinados para que casos de ociosidade no trabalho sejam reduzidos. “Especialmente nesse momento de trabalho remoto, os gestores devem estar ainda mais atentos a seus colaboradores e procurarem formas de ampliar seus espaços de comunicação. Reuniões de feedback podem ajudar nesse processo de escuta sobre as dúvidas, anseios e questionamentos dos profissionais”, afirma.

Para Basaglia, mais do que apenas pensar nos resultados da empresa, é importante que empresas e lideranças se preocupem também com o desenvolvimento de seus colaboradores. “Uma condição de tédio pode levar o profissional à frustração, fazendo com que ele desista de seu emprego e da carreira que tanto se dedicou a exercer. Como líderes, precisamos olhar para essas situações com empatia, a fim de ajudar quem está ao nosso redor”, conclui.

Impactos na saúde mental

De acordo com o Dr. Lúcio Costa, superintendente médico da It’sSeg, terceira maior corretora de seguros do país especializada em gestão de benefícios, além do sentimento de frustração, o tédio pode causar transtornos mentais, como a ansiedade.

“Acredito que quando a pessoa enfrenta o tédio no trabalho, ela de fato perde comprometimento e motivação. E isso pode gerar esgotamento mental, ocasionando aumento de estresse e transtornos como a ansiedade e a depressão, por exemplo. Consequências físicas também podem surgir como fadiga, dor de cabeça e insônia, formando um grande ciclo danoso ao profissional”, explica.

Sobre o PageGroup

Fundado na Inglaterra em 1976, o PageGroup é um conglomerado formado por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo. Listado na bolsa de valores de Londres, está presente em 36 países.

Em sua gama de soluções para recursos humanos, oferece recrutamento de conselheiros e líderes executivos, alta e média gerência, e posições técnicas e de suporte à gestão. Além disso, conta com soluções para profissionais com deficiência, temporários e terceiros, bem como a execução de programas de talentos, RPO e recrutamento de alto volume.

Atualmente, os quase 8 mil colaboradores do grupo atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para o conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.

Sobre a It’sSeg Company

A It’sSeg Company é uma corretora, consultoria e administradora de benefícios que iniciou em 2014 a partir da união do executivo Thomaz Menezes com o fundo inglês Actis e que já consolidou mais de 11 corretoras a nível nacional, todas detentoras de largo conhecimento do segmento e mais de duas décadas de resultados comprovados. Atualmente a empresa tem R$ 2.3 bilhões em prêmios anuais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo