Brasil,

A importância do blog na comunicação e autoridade de sua empresa no digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Keth Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto-Lucas-Rodrigues Foto-Lucas-Rodrigues

A manutenção desse canal informativo ajuda no posicionamento de seu negócio no ambiente online, atrai novos públicos e gera vendas

O posicionamento de uma empresa como especialista em seu nicho de atuação pode levar algum tempo para ser construído no ambiente digital. A construção dessa autoridade envolve vários fatores que vão desde o interesse pelo produto ou serviço ofertado até as estratégias de comunicação adotadas para se comunicar com os clientes. Tais estratégias são cruciais para firmar sua especialidade no mercado e, portanto, é imprescindível que sejam cuidadosamente planejadas para que ela tenha resultados.

Neste sentido, manter um blog corporativo é fundamental e, mais que isso, é uma ação tática que pode impactar positivamente a comunicação da companhia, gerando novos leads e oportunidades de vendas. Tido como uma ferramenta importante de Marketing Digital, os blogs servem como um canal estratégico de contato com o público e clientes em potencial. Por meio de técnicas Inbound Marketing, muitas empresas, independentemente do tamanho, conseguem atrair novos perfis a partir da produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Não obstante, manter ativo esse canal informativo impacta diretamente nos resultados de busca de sua empresa nos sites de pesquisa. Se grandes empresas não têm dificuldades de serem encontradas por esses mecanismos, não se pode afirmar o mesmo de empresas de pequeno porte. Daí a relevância de se ter ativo esse ponto de contato com o público. Para além da venda de um produto, a verdade é que um blog tem muitas outras vantagens que potencializam os negócios.

Autoridade e rankeamento no Google

Ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa é sempre um grande desafio, principalmente para empresas menores. Até por isso, muitas delas recorrem ao tráfego pago para obterem melhores resultados. Todavia, há outras estratégias igualmente eficientes como os blogs corporativos.

A produção de conteúdo sobre o mercado de atuação do seu negócio, além de mostrar para os mecanismos que você tem conhecimento sobre o assunto, vai construindo a autoridade de sua empresa no ambiente online, posicionando-a como referência e facilitando, assim, sua localização pelos algoritmos de busca. Um conteúdo bem-produzido desperta a atenção do público, atraindo mais leitores, que conhecerão sua empresa a partir desse canal de contato.

Essa interação do público com o canal corporativo é muito estratégica, porque gera uma métrica altamente importante para os motores de busca: o engajamento. Os comentários, curtidas e compartilhamentos dos conteúdos produzidos sinalizam aos buscadores que aquele material é importante e, a partir disso, os algoritmos passam a posicioná-lo melhor nas buscas e, até mesmo, recomendá-lo para outros leitores, gerando, assim, mais tráfego.

Vínculo com o público

Outra vantagem do blog é que ele serve como um canal direto entre o público e a empresa. Por meio deste ponto de contato, é possível falar sobre produtos, bem como sobre tendências e muitos assuntos relacionados ao seu nicho. A comunicação mais descentralizada permite que empresas tenham mais liberdade para conversar com o público de uma forma mais próxima e informal.

A construção de vínculos com os clientes é necessária em qualquer negócio. Além de ajudar no processo de fidelização dos clientes, torna a atuação das equipes mais efetiva, auxiliando, também, na elaboração de estratégias mais assertivas para cada perfil, o que permite uma entrega personalizada de produtos e serviços.

Por fim, ao decidir pela implementação de um blog, é preciso estar ciente de que os resultados podem demorar algum tempo para começarem a aparecer. Por isso, a produção de conteúdo e a constância nas publicações são indispensáveis nessa estratégia. Além de manter o contato próximo com o público, é justamente a frequência na criação de conteúdo que vai posicionar melhor seu blog nos mecanismos de busca, ajudando, dessa forma, na construção de autoridade de sua empresa no ambiente online. Portanto, investir neste recurso como ponto de contato é importante, mas é preciso assiduidade e planejamento a longo prazo para obter bons resultados.

Lucas Rodrigues é Assessor de Imprensa na IDEIACOMM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar