Brasil,

Seguro de lucros cessantes é pauta do Trato Legal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Oficina do Texto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguro de lucros cessantes é pauta do Trato Legal

Em sua terceira edição, o Trato Legal recebeu a sócia- gerente da Jacó Coelho advogados, Dra. Claudinéia Pereira e a sócia-supervisora da Jacó Coelho Advogados, Dra. Naisy Bernardino. Ambas são especialistas em seguros pela Escola de Negócios e Seguros - ENS. Apresentado por Paulo Alexandre e com a participação do consultor econômico, Francisco Galiza, o programa da GRTV, canal de debate e notícias relacionados à gerência de riscos, abordou o tema Seguro de lucros cessantes e o pagamento de indenizações por conta das medidas de restrições sanitárias.

Em seus comentários iniciais, Galiza pontuou que existe hoje um questionamento importante sobre até que ponto os riscos de seguros estão cobertos por todos os eventos pandêmicos que ocorreram do ano passado pra cá. "É importante ressaltar que essa é uma discussão que ainda não tem uma conclusão em termos de jurisprudência, tanto no Brasil quanto no Mundo", informou. Segundo ele, no Brasil o seguro de lucros cessantes fatura 700 milhões por ano.

Dra. Claudinéia falou sobre o seguro empresarial, alternativas de coberturas para solucionar problemas dos empresários, sejam eles grandes ou pequenos, que tiveram dificuldades financeiras durante o período de isolamento e a respeito da estabilização de alguns decretos municipais que permitiram que os funcionários ficassem em casa. A executiva informou que existem coberturas que podem socorrer os empresários. Algumas a título de lucros cessantes, outras alternativas de áreas, de paralisação de atividades.

"Mas também temos um ponto de atenção, que é o fato de algumas apólices terem sido contratadas muito antes da pandemia. Não se esperava uma situação como essa, uma crise financeira tão extrema. Nem todas as apólices preveem indenização decorrente de paralisação de atividades. Nossa orientação é que ao contratar uma apólice o empresário analise minuciosamente o clausulado e verifique a possibilidade de cobrir eventos decorrentes dessa paralisação de atividades", explicou. Atualmente as apólices têm uma fixação de risco muito atrelado ao dano material da empresa, seja decorrente de um incêndio ou um vendaval. Vale lembrar, que não são apenas esses eventos geram danos/prejuízos ao empresário.

Na visão da Dr. Naisy, é preciso ter em mente que o seguro de lucros cessantes foi criado e imposto aos empresários no seguro empresarial como uma cobertura acessória. Sempre veio acompanhado de uma cobertura principal de incêndio ou vendaval. Entretanto, o risco pandêmico não era previsto, até por uma questão cultural. "Essa cobertura tem um risco excluído para 'indenize pandemia', não abrange a solicitação dos empresários nessa situação em que o prejuízo que ele está sofrendo é único e exclusivo dessa situação pandêmica que estamos vivendo. Seria necessário fazer uma nova avaliação de risco, para identificar se é possível fazer essa cobertura ou não", orientou.

Confira o programa:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar